NOTÍCIAS

Comissão de Jovens define programação do Congresso Estadual

A Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR) da Fetag esteve reunida nos dias 30 e 31 de outubro, na sede da Federação, em Porto Alegre, para discutir vários temas, em especial definir a programação do 5º Congresso Estadual da Juventude Rural, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. A coordenadora de Jovens da Fetag, Josiane Einloft, ressaltou a presença de 22 regionais sindicais neste momento fundamental para o sucesso do evento. “Entramos na reta final da mobilização e da organização das regionais. Esperamos a juventude com muita expectativa, pois teremos mais de 650 delegados e um público total de 700 pessoas, entre convidados, observadores e painelistas”, disse. 
Na manhã de abertura do Congresso, haverá um painel com Gerardo Iglesias, da UITA, e com o presidente da Fetag, Elton Weber, que falarão sobre A Conjuntura da Agricultura Familiar, a Inserção da Juventude e o Ano Internacional da Agricultura Familiar. À tarde, está previsto um processo de integração da juventude dentro de grupos de trabalho, que serão os eixos temáticos – já definidos e com suas respectivas propostas – sendo que os jovens trabalharão em cima das propostas, tirando as diretrizes do Congresso, assim como todos os cinco eixos terão uma palestra de apresentação. Em seguida, a plenária analisará as propostas.
Josiane conta que dentro de cada eixo temático será discutido o tema transversal, isto é, Trabalho Infantojuvenil X Sucessão Rural, o qual influencia diretamente na permanência ou não do jovem no meio rural. Logo após ocorrerá a Noite Cultural com as escolhas do Garoto e da Garota Rural, tendo por finalidade integrar os participantes.No dia 26 haverá a plenária final com a leitura das propostas e da Carta Oficial da Juventude. À tarde, para marcar o encerramento, está previsto uma caminhada pelas ruas centrais de Lajeado, culminando na Praça da Matriz com a entrega de alimentos da agricultura familiar a uma entidade filantrópica, bem como a entrega da carta às autoridades. “Estamos nos organizando da melhor maneira possível para que as expectativas da juventude sejam correspondidas. Queremos com esse Congresso, justamente, valorizar a agricultura familiar e a juventude que trabalha na agricultura. A agricultura é uma profissão e, por sinal, uma das mais dignas por produzir alimentos, que mantêm a vida de todos nós e com saúde”, completa.         

Assessoria de Imprensa – 31/10/2014