NOTÍCIAS

Comissão Estadual do Leite reúne-se na FETAG-RS

Levando em consideração o momento complicado que vive a cadeia do leite, a FETAG-RS convocou, para esta segunda-feira, a Comissão Estadual do Leite para reunião na sede da Federação, em Porto Alegre. Como pauta principal, a entrada em vigor das Instruções Normativas 77 e 78, que alteraram as regras para o beneficiamento do leite, e construção dos assuntos que serão tratados na Audiência Pública que acontecerá amanhã, na Assembleia Legislativa.

O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, abriu a reunião. “Precisamos saber quais são as dificuldades geradas a partir da entrada em vigor das INS 76 e 77, tanto para o produtor quanto para a indústria, pois só assim encontraremos soluções. Como a grande maioria dos produtores de leite pertencem a agricultura familiar, a FETAG-RS entende que é necessário reunir os elos da cadeia para encontrar alternativas que minimizem os problemas”. Na opinião do presidente Joel, “a FETAG-RS precisa evitar que mais produtores sejam excluídos do processo”.

Representantes das cooperativas afirmaram que, em alguns casos, o número de produtores que não poderão mais entregar seu leite para a indústria poderá chegar a até 12% e que a alternativa seria que as normativas entrassem em vigor de forma gradual, dando tempo e condições para que as adaptações fossem realizadas, evitando que produtores fossem bruscamente impedidos vender para as indústrias.

A reunião também definiu os temas que serão levados para a Audiência Pública que será realizada nesta terça-feira (15), as 10h, na Assembleia Legislativa. Também ficou definido que a Fecoagro organizará a criação de um Grupo de Trabalho para discutir as Normativas e a situação que a cadeia leiteira se encontra.

Também participaram da reunião o deputado estadual Elton Weber e representantes da Fecoagro, da Unicafes, da CCGL, da Cosuel, da Languiru e da Santa Clara, além dos 23 membros do Conselho Estadual do Leite, um de cada Regional Sindical da FETAG-RS.