NOTÍCIAS

Conselho Nacional de Saúde reúne conselheiros de todo o Brasil

Estratégias para desencadear os debates sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde, programada para ocorrer em novembro de 2015, foram debatidas em reunião ampliada promovida pela Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS, do Conselho Nacional de Saúde. A atividade ocorreu em 16 de outubro, em Brasília, e contou com a participação de conselheiros de saúde de todo o Brasil, membros  de comissões de Educação  Permanente dos estados  e assessorias de conselhos.
O conselheiro Rafaeli Marques da Silva representou o Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) no evento. Na oportunidade, ele relatou as atividades promovidas pela Comissão de Educação Permanente do CES/RS e apresentou a estratégia de comunicação para o Rio Grande do Sul traçada para a 15ª Conferência, a partir de uma reunião com entidades e suas respectivas assessorias de comunicação. Um novo encontro, aqui no Estado, está marcado para novembro. Em Brasília também foi feita uma contextualização histórica da Comissão de Educação Permanente do Conselho Nacional e os participantes traçaram estratégias para a implantação do Plano Nacional de Educação Permanente. 
Alguns objetivos foram estabelecidos para dar início ao debate sobre a 15ª CNS em todos os estados brasileiros. Entre eles está o de realizar um balanço de participação social nos 25 anos de conferências de saúde desde a estratégica 8ª Conferência Nacional, realizada em 1986. Em seus estados, também deverão ocorrer discussões sobre as tendências observadas em relação às conferências nacionais de saúde. Além disso, propostos princípios, diretrizes gerais e preliminares para a organização da 15ª Conferência.
A plenária de conselhos, marcada para o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde,  também faz parte do processo de desencadeamento da 15ª CNS. “Antes desta plenária, que vai acontecer em Brasília, é importante que todas as entidades que compõem os conselhos de saúde e os movimentos sociais como um todo já estejam se mobilizando”, informou Rafaeli.   

Assessoria de Imprensa – 22/10/2014 (Marcia Camarano – Núcleo de Educação Permanente parao Controle Social do SUS – NEPCSS)