NOTÍCIAS

Contag inicia 2º módulo da 5ª turma da ENFOC

O 2º módulo do curso de formação da 5ª Turma Nacional da ENFOC (Escola Nacional de Formação da Contag) iniciou no dia 26 de janeiro. O programa é composto de dois módulos de 12 dias cada e é realizado no Centro de Estudo Sindical Rural (Cesir) em Brasília, na sede da Confederação. Representando o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) do Estado estão Maria Soeli Engel, dirigente do STR de Santo Cristo e da Comissão Estadual de Mulheres, e Deoclides Renato Bergonsi, dirigente do STR de Boqueirão do Leão e da Comissão Estadual de Jovens. Ao todo são 100 educandos, de todo o Brasil, que têm a missão de auxiliar no processo de transformação e de desenvolvimento do meio rural, bem como do próprio movimento sindical.
Conforme Nestor Bonfanti, diretor de Formação da Fetag, o objetivo do curso é formar lideranças, dirigentes, assessorias e funcionários do MSTTR para que possam atuar como educadores populares na perspectiva de qualificar a atuação referenciada no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS. “Com lideranças qualificadas e preparadas ampliamos a capacidade do movimento sindical responder as históricas e atuais demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais”, justificou.
No primeiro dia, conta o educador Leomar Mattia, assessor de Formação da Fetag, os participantes iniciaram as atividades provocados por duas questões orientadoras:
O que mais marcou durante o 1º módulo?
Que acontecimentos marcaram no período entre o 1º e o 2º módulo?
As perguntas possibilitaram que cada um fizesse um rápido resgate das várias temáticas que ficaram marcadas no coração e na mente de cada um, além de trazer uma ampla reflexão acerca do que aconteceu no Brasil e no mundo, ao longo dos seis meses do período intermódulo. Nos dias que seguem, continua o educador, as temáticas e discussões vão na direção da busca de um desenvolvimento sustentável e solidário para o meio rural, com foco na importância da agricultura familiar e do MSTTR.
Temas como as eleições e os projetos de sociedade em disputa; agricultura familiar e territorialidade; segurança e soberania alimentar; educação do campo e popular; gênero e geração; representação e representatividade; agroecologia; Marcha das Margarias; Grito da Terra e outros tantos serão debatidos e mediados pelos colegas  da ENFOC, além de um grande número de colaboradores externos com experiência e atuação no campo brasileiro. Bonfanti ressalta que após o curso os participantes voltarão aos seus estados com o compromisso de auxiliar as Federações e a Rede de Educadores nos estados a planejarem e executarem os cursos regionais, que neste ano acontecerão em todas as regiões. Na Região Sul é composto por três módulos de sete dias, com dez representantes de cada estado (RS, SC e PR), com previsão de início para maio de 2015.

Assessoria de Imprensa – 30/01/2015