NOTÍCIAS

CTB promove Encontro da Saúde do Trabalhador

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) organizou, na última quarta-feira (22/1), um encontro sobre a saúde do trabalhador com o objetivo de compartilhar e aplicar conhecimentos na defesa e na proteção da saúde e do trabalho em favor do desenvolvimento sustentável e soberano do país. A atividade fez parte da programação do Fórum Social Temático, que aconteceu em Porto Alegre de 23 a 26 de janeiro. O evento foi coordenado pela secretária da Saúde da CTB-RS, Débora Melecchi, e pela secretária Nacional da CTB, Elgiane de Fátima Lago.
A coordenadora de Mulheres da Fetag e diretora da CTB-RS, Inque Schneider, iniciou sua apresentação afirmando que a saúde é uma forma de chamar os agricultores para dentro dos sindicatos. “No campo, temos dificuldade de acesso a hospitais e postos de atendimento. Além disso, muitas vezes os trabalhadores rurais não têm condições financeiras para pagar as despesas hospitalares”, justificou.
Inque também falou que o surgimento do SUS aumentou e facilitou as possibilidades de tratamento para os rurais, contudo apontou que muitos apesar de terem a carteirinha não sabem o que fazer com ela. Uma informação preocupante, disse ela, é que apenas 60% dos agricultores têm seguros de saúde. “Aproximadamente, 40% dos rurais dependem do SUS. Precisamos garantir maior fiscalização nos hospitais mais próximos das comunidades e ampliar o programa saúde de família. Acreditamos que se somarmos forças podemos dar um passo diferente na saúde, principalmente, no que diz respeito à prevenção para não termos que sempre remediar. Afinal não há qualidade de vida sem saúde”, finalizou Inque Schneider.
Ao final do encontro, Débora Melecchi fez a leitura de uma carta-documento, que será enviada para os presidentes nacional e estadual da CTB e, em breve, será divulgada a todos.
Assessoria de Imprensa CTB-RS