NOTÍCIAS

Curso fortalece cooperativismo e associativismo

     A Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam), com apoio da CONTAG e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Econômica Solidária (Unicafes), realiza ao longo desta semana um curso de Capacitação de Dirigentes em Cooperativismo e Associativismo, em Vitória/ES. Mais de 30 dirigentes de associações e cooperativas de todo o País estão participando, além de lideranças, entre elas o vice-presidente da FETAG, Nestor Bonfanti, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira do Sul, Diego Kiefer. Ainda pelo Rio Grande do Sul está presente Jean Francisco Donel, representando a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar de Cerro Largo (Coopacel).
     O evento, que encerra amanhã (25), tem como objetivo capacitar os participantes para fortalecer a organização, o planejamento e a gestão, superando dificuldades produtivas, de mercado e negócios, a partir da abordagem de aspectos sociais, econômicos, organizacionais, legais e administrativos, assim como oferecer informações sobre acesso a instrumentos de políticas públicas destinados a empreendimentos coletivos.
     Nos três dias de trabalho, estão previstas 24 horas de treinamento básico, com metodologia e conteúdo que seguem as recomendações definidas pelo Comitê Deliberativo do Programa de Dialogo Rural para Transformação, coordenado pela Coprofam e financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Na programação está prevista a apresentação de experiências das Cooperativas da Agricultura Familiar dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, além de visita a uma cooperativa no município de Cariacica, próximo à capital capixaba. A visita será mais uma oportunidade para o debate sobre o processo de organização, produção e comercialização, desafios e oportunidades para as cooperativas da agricultura familiar.
     Para o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, também secretário-geral da Coprofam, Alberto Broch, a expectativa é que o desenvolvimento dos trabalhos seja o melhor possível. “Temos entre os participantes experiências de iniciantes e também de organizações consolidadas, todos com bastante interesse no conteúdo e no debate”, afirmou.
Informações: Lívia Barreto/CONTAG

Assessoria de Imprensa – 24/10/2018 – Luiz Boaz