NOTÍCIAS

Debate sobre desafios ambientais é realizado na Expodireto

 

A Fetag-RS em conjunto com a Regional Sindical Alto Jacuí realizaram na manhã desta sexta (11), na Expodireto Cotrijal, o debate sobre “Os Debates Ambientais na Propriedade Rural – o futuro do campo”.

 

Tema de intensa discussão e que traz inúmeras dúvidas para os agricultores familiares foi discutido por especialistas da área ambiental. Estiveram contribuindo no debate o Ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, o Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura – SEMA, Ivo Lessa Silveira Filho, o Diretor do Departamento de Biodiversidade da SEMA, Diego Melo Pereira, o CEO da Pacto Verde, Alexandre Scheifler e o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva. O debate foi moderado pelo consulto ambiental da Fetag-RS, Guilherme Velten Junior.

 

Os especialistas dialogaram sobre a importância na mudança da legislação com vistas a realidade vivenciada pelos agricultores em suas propriedades rurais. Destacaram que no cenário de estiagem que o estado enfrenta é de fundamental importância o olhar da legislação para a reservação de água em pequenas propriedades e o a efetivação do pagamento por serviços ambientais.

 

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva “quem preserva o meio ambiente e atua cotidianamente na conservação da fauna, da flora, das águas e do ar são os agricultores familiares. E estes necessitam com máxima urgência que quem tem o poder da ‘caneta na mão’ olhe para o campo e compreenda a realidade. E ainda que o governo estadual e o federal executem o que a lei estabelece sobre o pagamento pelos serviços ambientais e publique as regulamentações pendentes”.

 

Joel finaliza afirmando que as mudanças acontecerão através do diálogo entre as entidades e os entes públicos, através da construção conjunta.