NOTÍCIAS

Delegação gaúcha presente no 3° Festival da Juventude Rural

A Capital do Brasil também se tornou a Capital da Juventude dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais durante os dias 27 a 30 de abril. Ao longo destes quatro dias, Brasília recebe nada menos do que 5.000 jovens rurais de todo o País e da América Latina. Eles estão participando do 3º Festival da Juventude Rural, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
A Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR) da Fetag-RS participa com uma delegação de 147  integrantes. Eles foram chegando ao longo da manhã e de imediato fizeram o credenciamento, onde eram recebidos pelo assessor da Regional Sul da Contag, José Lourenço Cadoná. A abertura oficial iniciou por volta das 16h, com a apresentação das delegações das 27 Federações filiadas à Contag.
À noite, o grupo de danças do CTG Potro Sem Dono, de Dois Lajeados, composto por jovens agricultores, irá representar o Rio Grande do Sul na apresentação artística da noite cultural do Festival. A coordenadora de jovens da Fetag, Josiane Einloft, disse que a expectativa para o Festival era a melhor possível, já que os jovens estavam chegando com toda a energia e isso vem para coroar todo o trabalho que a Comissão Nacional teve em sua preparação. “As atividades são intensas, praticamente das 7h às 24h. Quatro dias para serem bem aproveitados, com atividades esportivas, debates com Oficinas Temáticas e Culturais”, explica.
Josiane adianta que haverá uma caminhada na Esplanada dos Ministérios – Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Educação e Congresso Nacional – e o encerramento na frente do Congresso Nacional vai ocorrer na manhã do dia 30. Ela revela que algumas atividades serão de forma paralela ao Festival, ou seja, está programada uma reunião com o secretário Nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Almeida, logo após a abertura do Festival, tendo em pauta a cobrança do crédito fundiário. Ainda participam as Federações de Santa Catarina e do Paraná.
Já no dia 30, logo após o encerramento do Festival, a delegação do RS fará uma visita, à tarde, à bancada gaúcha no Congresso Nacional, onde será entregue um ofício solicitando aos parlamentares gaúchos apoio na pauta do emplacamento de tratores. A garantia de renda e o acesso à terra são para Josiane o maior entrave para manter a juventude no meio rural, completa.

Mais informações: Josiane Einloft (51) 9314-5720

Assessoria de Imprensa – 27/04/2015