NOTÍCIAS

Dia dedicado às Mulheres é comemorado com inúmeras atrações em Estrela

     Promovido pela Regional Sindical do Vale Taquari da Fetag e organizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, a Prefeitura Municipal e Ascar-Emater/RS de Estrela, o 18º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, em comemoração alusiva ao “Dia Internacional da Mulher”, fez sucesso na data dedicada às mulheres rurais. Em um dia cheio de atrações, atividades e de programação, não apenas para o sexo feminino, cerca de 1.400 pessoas visitaram e passaram pelo Centro Comunitário Cristo Rei da cidade.
     O público foi recepcionado com roda de chimarrão pelos organizadores e animado por músicos locais. Um dia para celebrar vitórias e lembrar as lutas. Esse foi o norte dos pronunciamentos de organizadores, autoridades e dirigentes sindicais. Uma hora antes do almoço, a palestrante convidada para o evento, Delegada de Polícia para a Mulher, Márcia Scherer, de Lajeado, teve o foco Motivacional e a Valorização da Mulher na Sociedade, com muita interação junto ao público.
     O presidente do STR de Estrela, Rogério Heemann, ressaltou a importância para o município e a emoção pela grandeza do evento organizado com os parceiros. Destacou, ainda, o empenho da administração municipal, dos funcionários e agradeceu a participação de todos os STR`s representados com suas caravanas, assim como a expressiva presença de mulheres da regional.
     O coordenador da regional, Luciano Carminatti, afirmou que as lutas pela conquista de leis de igualdade e para o meio rural continuam. “Agora se trava uma guerra para evitar que as leis ambientais não expulsem os produtores de suas terras e a luta continua para que o governo não modifique a Previdência Social conquistada pelo segurado especial há 30 anos”, disse.
     O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, fez menção à  importância de comemorar a passagem do Dia 8 de março e refletir sobre as conquistas das mulheres, mas muitas outras devem ser buscadas pelo movimento sindical. Joel, também, aproveitou o momento para conclamar a todos os homens e mulheres para estarem atentos à possibilidade de  mudanças da Previdência Social proposta pelo governo federal e, se necessário, mobilizarem-se para ir para à rua e pressionar o governo.
     O prefeito municipal de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, falou do orgulho que o município sentia em sediar o evento desta grandeza e agradeceu a presença de todos e que se sintam bem acolhidos. Para ele, as mulheres têm muito a comemorar, pois estão, a cada dia, conquistando um espaço mais significativo, porém ainda precisam conquistar e ocupar seu espaço na sociedade”, observou.
     A Comissão das Mulheres Trabalhadoras Rurais da Regional do Vale Taquari, coordenada pela Maria Lovani Ely, do STR de Santa Clara do Sul, apresentaram uma mística, com as mulheres e presidentes dos sindicatos, fazendo uma referência à continuação da caminhada da Marcha das Margaridas de 2015, trazendo cartazes com palavras de ordem e mensagens pelas conquistas e participação no MSTTR.
     A partir do conteúdo da mística foi elaborada a “Carta das Mulheres da Regional Vale do Taquari” com propostas que contemplem as suas angústias e bandeiras de luta, que será entregue às autoridades da Fetag, prefeitos municipais, lideranças regionais, estaduais, federais e deputados.
     Após o almoço de confraternização, foi escolhida a “Agricultora Destaque Regional 2016”. As candidatas representantes de 16 sindicatos foram apresentadas e foi convidado o assessor regional, Nilo Schneider, para efetuar o sorteio, que indicou Leonir Therezinha Kappler, do município de Roca Sales, associada do STR desde 1977, de 71 anos de idade, mãe de dois filhos e avó de dois netos. Como mensagem: Um pequeno pensamento positivo pela manhã pode mudar todo seu dia. Mentalize coisas boas e elas acontecerão. Todas as candidatas receberam da Regional um Certificado de Participação e ainda um vaso com flores.
     À tarde ainda teve um baile. Durante todo o dia funcionou a mostra e feira de artesanato rural, a feira das agroindústrias familiares, com grande procura pelo publico participante, com a venda de todos os produtos. 
(Por Nilo Schneider, assessor da Regional  Vale do Taquari/Lajeado)

Assessoria de Imprensa – 11/03/2016