NOTÍCIAS

Diretoria do STR de Esperança do Sul realiza formação sindical

     O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperança do Sul realizou a formação sindical de sua diretoria no período de Julho/Agosto e Setembro no dia 23 de outubro  no Centro Turístico Cultural. Além de familiares dos formandos, houve a presença de diversas lideranças do movimento sindical, entre os quais o coordenador da Regional Sindical Três Passos, Ehrardt Araldo Hepp e do 1º tesoureiro da Fetag e diretor de Formação, Nestor Bonfanti, o qual ressaltou a importância da formação no contexto do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), enquanto ferramenta de transformação social, cultural e humana.
     A assessora regional, Hoana Talita Gehlen, conta que a formação teve a participação total da diretoria, contando com os dirigentes efetivos, conselho fiscal e suplentes. “O objetivo do trabalho foi aprofundar e desenvolver nos agentes o censo de união e sindicalismo”, observa.
     O curso buscou durante os três módulos desenvolvidos trazer a história do MSTTR, identificando os participantes neste processo, como também na construção social do STR. O segundo módulo enfocou a vivência e análise da realidade do sindicato, construindo um diagnóstico coletivo, identificando as ameaças e potencialidades da entidade. No terceiro módulo e último foram desenvolvidas linhas estratégicas de ação e definidas algumas atividades que serão realizadas pela diretoria nos próximos meses. Entre as ações destacam-se o trabalho de base, que tem como foco aproximar a entidade de seus associados e à comunidade. Para tanto, dia 10 de novembro foi agendada uma reunião de base na comunidade de São Francisco, com início as 14h.
     A vice-presidente do STR, Jaqueline Remonti, considera a formação muito importante, pois possibilita um olhar diferenciado sobre a atual situação da entidade, uma vez que todos os envolvidos no processo passam a conhecer melhor sua função e importância de cada membro da diretoria, desde o presidente ao suplente. “O diagnóstico levantado a partir dos três encontros foi de extrema importância, pois permitiu a criação conjunta de ações que vêm ao encontro no sentido de superar algumas deficiências encontradas em nível de movimento sindical. A formação é um momento de aprendizado e agregação de conhecimento para melhor enfrentar as diferentes situações e dificuldades encontradas no ambiente que se atua. Sindicato fortalecido só é possível com uma diretoria que caminha na mesma direção e com o mesmo propósito”, justificou.

Assessoria de Imprensa – 26/10/2015