NOTÍCIAS

Discussão sobre novas formas de renda na agricultura familiar

 

Pensando em agregar novas formas de renda à agricultura familiar, sem deixar de cuidar da preservação ambiental, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul – Fetag-RS participou recentemente de um importante encontro com a empresa CMPC e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O encontro, realizado na sede da Farsul, teve como objetivo principal discutir a ampliação da planta produtiva da empresa no estado, um projeto que promete gerar novos empregos e fortalecer a economia local.

O tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos explica que “a Federação defende a criação de condições que permitam aos agricultores e pecuaristas familiares participarem deste processo de expansão, garantindo que tenham acesso aos recursos e apoio técnico necessários, tornando essa mais uma alternativa para diversificação das nossas propriedades. Pois é fundamental que o setor continue produzindo, gerando renda e olhando a sustentabilidade social e econômica”.

Durante a reunião, um dos pontos centrais foi a inserção da agricultura familiar no sistema integrado de produção de eucalipto da CMPC. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico mostrou-se receptiva às sugestões e comprometeu-se a mediar um diálogo contínuo entre a Fetag-RS e a CMPC.

A reunião teve como encaminhamento novas rodadas de discussão e o estabelecimento de um plano de ação conjunto para a integração da agricultura familiar na cadeia produtiva do eucalipto, consolidando um modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável para o estado.

Foto: Assessoria de Comunicação Farsul