NOTÍCIAS

Educação do Campo é tema de seminário

O auditório da Faculdade de Ciências Econômicas (UFRGS), sediou ontem (23) o II Seminário de Educação do Campo da Região Metropolitana de Porto Alegre – Sifedoc, cujo objetivo de “se concretiza na consolidação de um espaço efetivamente coletivo e itinerante, capaz de ampliar o debate teórico e partilhar as experiências de trabalho, nos diferentes espaços de educação escolar e não escolar, no campo e na cidade”.

Sob o título Análises da realidade regional da educação e do desenvolvimento no e do campo, os painelistas Antonio Munarim, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Ana Paula Fialho Baggio, da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul – Seduc – RS e Ivori Moraes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST fizeram análise histórica, cada um sob a perspectiva de sua área de atuação, da educação do campo. Munarim deu voz ao Fórum Nacional da Educação do Campo, Ana Paula trouxe dados das escolas estaduais e Ivori dialogando com os movimentos sociais e a educação do campo e no campo.

O trabalho teve continuidade com seis eixos que abordaram desde políticas públicas e educação do campo, desenvolvimento, formação, trabalho, cultura e movimentos sociais, escolarização até experiencias de processos educativos não escolares. Fechando as discussões, houve a realização de uma plenária. A Fetag esteve representada pela assessora de Educação do Campo, Paula Rosana Fortunato.

 

PARA ENTENDER

O processo Sifedoc é resultado de articulação entre Universidades, Movimentos Sociais Populares, Secretarias de Educação e um conjunto de outras organizações do Estado do Rio Grande do Sul que, “entre os seus objetivos, visam o fortalecimento teórico/prático das ações de organização e intervenção educativa, desenvolvidas junto às classes trabalhadoras, enraizadas na perspectiva da Educação Popular e da Educação do Campo”.

Assessoria de imprensa – 24/11/2015