NOTÍCIAS

Em roteiro com o Senar, Fetag-RS identifica estragos causados pela enchente

Nos dias 28, 29 e 30 de maio, o roteiro do programa Agro Solidário, que é uma iniciativa do Senar RS, em parceria com Fetag-RS e com a Farsul, percorreu municípios atingidos pelas enchentes do mês de maio e visitou Sindicatos e propriedades rurais das regiões mais afetadas.

A Fetag-RS foi representada pelo tesoureiro-geral, Agnaldo Barcelos, que testemunhou a dramática situação de diversas famílias agricultoras que registraram perdas materiais, sendo que em alguns casos as propriedades rurais foram destruídas quase que na totalidade, e outras que perderam entes queridos na tragédia.

Segundo Agnaldo, “o roteiro foi impactante e importante, pois estávamos acompanhados de representantes do Senar nacional, entidade que está liderando o Agro Solidário e que já destinou recursos para auxiliar a agricultura e pecuária gaúcha. Conhecemos as realidades de famílias muito atingidas e que necessitam de ajuda. Acredito que o projeto será fundamental para a reconstrução do meio rural do Rio Grande do Sul”.

Como ponto de partida do Agro Solidário, o Senar já anunciou que 300 profissionais técnicos estarão visitando propriedades rurais em 109 municípios localizados na rota da Lagoa dos Patos e dos grandes rios do Estado em situação de calamidade ou emergência e a destinação de R$ 5 milhões para a aquisição de itens como fogões, geladeiras, cestas básicas, colchões, dentre outros considerados como de primeira necessidade. Em um segundo momento, o Senar nacional destinará R$100 milhões para demais necessidades.

A Fetag-RS e seus Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão engajados no projeto e farão todo o possível para que a agricultura e pecuária familiar sejam beneficiadas com o projeto Agro Solidário.

Foto: Gerson Raugust/Farsul