NOTÍCIAS

Encontro de Gênero e Geração é sucesso na FETAG

     O Encontro de Gênero e Geração realizado nos dias 19 e 20 de julho, no auditório da sede da Federação, em Porto Alegre, foi considerado por todos os participantes como altamente positivo. Cerca de 100 pessoas, representando as 23 Regionais Sindicais da FETAG, integrantes das Comissões de Aposentados, Jovens e Mulheres, bem como da assessoria regional, encerraram suas participações no começo da tarde. A secretária nacional de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, participou de forma mais específica da reunião da Comissão de Mulheres da FETAG.
     O coordenador de Jovens da Regional Serra do Alto Taquari e associado do STR de Guaporé, Edelvan Balbinotti, acha muito importante a troca de conhecimentos de não apenas aprender, mas ainda repassar um pouco da vitalidade e da força de vontade do jovem. “Em relação ao conhecimento e aprendizado, penso que o jovem se limita, em especial na propriedade. Depende bastante da mulher e do aposentado, tanto em casa como no STR, unificar as comissões e apoiar a juventude, que será o sucessor tanto na propriedade, como no sindicato”.
     Ao mesmo tempo, Diana Hanh Justo, coordenadora de Jovens da FETAG, não tem receio em afirmar que as três comissões juntas voltarão às plenárias e conseguirão ter um elo para dar continuidade ao trabalho. Ao longo destes dois dias, explica Diana, foi possível perceber o quanto é importante as comissões e sua extensão nas regionais e, consequentemente, na base.
     Já Maria de Lourdes Rossatto, coordenadora da Regional Quarta Colônia e representando a Comissão de Aposentados, citou o passado, o presente e o futuro que com isso congregam o hoje. Embora os idosos sejam o passado, eles estão presentes. As mulheres representam o hoje. O trabalho com os jovens é o futuro, mas a exemplo das anteriores, é o agora. “As três comissões significam os alicerces que sustentam lá na ponta o movimento sindical”, observou.
     Elisete Hintz, diretora da FETAG responsável pela Terceira Idade, considerou um sucesso o evento, inclusive tendo sido o resultado do encaminhamento do encontro anterior, em setembro de 2015, em Santa Cruz do Sul. “Com a agregação da questão de gênero, cresce o olhar de que precisamos, dentro do MSTTR, trabalhar a família, onde está inserido o jovem, o aposentado e a mulher. A partir daí, são as comissões que necessitamos fortalecer neste trabalho, que é pela busca de manutenção de políticas públicas diretamente ligadas a eles. Dentro desta inclusão, que é a família, conseguimos trabalhar o olhar da necessidade do jovem, do aposentado e das mulheres. Então, positivo o encontro com os encaminhamentos para a realização da 3ª Plenária Estadual de Gênero e Geração, que vai ocorrer na Regional Litoral em dezembro.
     A coordenadora estadual de Mulheres da FETAG, Lérida Pivoto Pavanelo, destacou que as três comissões foram unânimes em afirmar a importância de suas existências nas regionais. “Esse já é motivo suficiente para o encontro ao longo desses dois dias. Sabemos que a grande missão e tarefa, a partir de agora, é trabalhar o específico das mulheres em criar comissões nos municípios, embora se perceba que elas estão organizadas em um grande número, porém podemos avançar mais”, acredita.
     Salete Terezinha Katzer, coordenadora de Mulheres da Regional Sindical Missões I e vice-presidente do STR de São Miguel das Missões, viu o encontro das comissões como significativo, uma vez que elas não precisam ser conflitantes entre si, mas sim somantes. “A mulher consegue trabalhar muito bem com os jovens, já que temos uma longa caminhada e hoje todos lutaremos para manter os direitos conquistados”, completou.
     Alessandra da Costa Lunas, secretária de Mulheres da Contag, esteve presente em especial na Comissão Estadual de Mulheres, para ver como estão os desafios de continuidade das atividades pós-Marcha das Margaridas e do papel das comissões das mulheres, bem como dos desafios conjuntos com jovens e terceira idade. Em relação às três comissões trabalhando juntas, Alessandra considera favorável a luta coletiva.

Assessoria de Imprensa – 20/07/2016 – Luiz Boaz (51) 9314-5699