NOTÍCIAS

Encontro enfatiza alimentação saudável e contra reforma previdenciária

     “Foi de arrepiar”. Essa a definição de Delcimar Borin, secretário da Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Regional de Santa Maria e vice-presidente do STR de Santa Maria sobre o 27º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais da Regional Santa Maria, que foi realizado no dia 12 de março em São Vicente do Sul. Com o tema Alimentação Saudável nas Mãos da Agricultura Familiar, que busca dialogar com a sociedade sobre a importância da produção de alimentos de qualidade à população, teve um reforço importante que foi a mobilização contra a proposta de Reforma da Previdência Social.
     Com um público estimado em 2.000 pessoas, o encontro iniciou com uma concentração junto ao trevo de entrada da cidade com várias manifestações em defesa da agricultura familiar e contra o retrocesso dos direitos conquistados na Constituição de 1988. Às 8h30min começou uma caminhada com faixas, bandeiras e muita motivação ao longo do trajeto de 1,5km até o Pavilhão da Fecobat, onde ocorreu o Encontro Regional. O público assistiu ao espetáculo teatral do grupo Frotole Del Baracon, com o tema Marieta vai a Luta, contando a história de uma agricultora, que enfrentou o preconceito da própria família e encarou o desafio de concorrer à vereadora representando sua comunidade.
     As situações muito peculiares de antigamente, mas ainda presentes nos dias atuais, levaram o público a chorar de tanto gargalhar e também a refletir sobre a importância da mulher como sujeito de sua própria história, que faz a diferença na família, na comunidade ou aonde queira atuar. Em seguida, foi realizado o ato político do 27º Encontro com várias autoridades municipais, estadual, federal e, ainda, lideranças sindicais. O tom dos pronunciamentos foram firmes e contundentes no sentido de valorização da mulher, da agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis, bem como contra a proposta de reforma da Previdência. Todos pediram um basta à corrupção no País, e que o eleitor comece as mudanças na política já nas próximas eleições municipais, acompanhando o histórico dos candidatos.
     Um dos pronunciamentos mais fortes veio da coordenadora Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetag, Lérida Pivoto Pavanelo, ao afirmar que o Brasil vem sendo roubado há mais de 500 anos, e que não se pode mais aceitar que levem dinheiro nem nas cuecas e nem nas calcinhas, e de ouvir um discurso de um político que num dia diz uma coisa e no outro faz tudo ao contrário e nós aceitamos calados. Em 2017, será realizado o 28º Encontro Regional das Trabalhadoras Rurais em São Francisco de Assis. 

Assessoria de Imprensa – 15/03/2015