NOTÍCIAS

ENFOC Sul trabalha 4ª turma de educadores

A Regional Sul da Contag realiza hoje (26) o terceiro dia do III e último módulo da 4ª turma do Curso da Regional Sul da ENFOC (Escola Nacional de Formação da CONTAG), que vai o dia 30. O tema central é Questões Agrárias, com o colaborador José Maria Tardin, da Escola Latino Americana de Agroecologia, do município da Lapa-PR, juntamente com  e a colaboradora Cléia Anice da Mota Porto, a Nicinha, assessora de Política Agrária da Contag. Conforme o assessor de Formação da Fetag-RS, Leomar Mattia, o tema está prendendo a atenção dos educandos, pois é muito polêmico para a região.
O módulo está sendo realizado em Curitiba e tem como objetivo viabilizar a formação de educadores populares militantes do movimento sindical, de modo a aprimorar sua capacidade multiplicadora e potencializar a ação formativa em suas áreas de atuação. O curso tem a participação de dirigentes, assessores e lideranças dos três estados do sul do país (RS, SC, PR) e conta com 13 integrantes indicados pela Federação gaúcha.
Neste módulo, o eixo temático é a Ação Sindical e o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, tendo o PADRSS (Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário) como elemento central e articulador das discussões que envolvem educação do campo, questão agrária, assalariamento rural, meio ambiente e conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade na agricultura familiar, entre outros assuntos de importância. A coordenação dos temas e discussões são conduzidas pelos educadores e colaboradores da ENFOC e os assessores e diretores das Federações, tendo a formatura de 33 educadores populares do MSTTR como momento final para coroar e celebrar os conhecimentos construídos em 21 dias nos três módulos do curso.
Mattia conta que os educadores terão a missão de multiplicar criativamente os conhecimentos construídos junto à base, através dos cursos estaduais e da constituição de GES (Grupos de Estudos Sindicais) nas comunidades, fortalecendo assim a organização e a ação sindical.
Assessoria de Imprensa – 26/08/2013