NOTÍCIAS

Entidades entregam documento sobre as Instruções Normativas do leite para governo do Estado

Após a Audiência Pública, realizada na manhã desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, que tratou sobre a implantação das Instruções Normativas 76 e 77 referentes ao leite, entidades do setor e deputados se dirigiram até o Palácio Piratini para entregar documento para o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian.

 

No documento, assinado também pela FETAG-RS, a entidades explicam ao governo as dificuldades que estão sendo encontradas pelos produtores para se adequar ao que exige as novas determinações. Diante de tais dificuldades, muitas famílias estão deixando a atividade leiteira.

 

O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, comentou uma declaração dada por uma representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que afirmou que as Instruções Normativas dependem apenas de higiene para serem atendidas. “Não é verdade. Higiene existe, o que não existe são condições para que os produtores consigam atender as normas. Como o produtor vai atingir temperaturas mais baixas, se a energia elétrica não é de qualidade? Como o leite vai chegar na indústria com até 7º se as estradas são péssimas e os caminhões muitas vezes ficam atolados? Famílias estão deixando a atividade e, por isso, viemos pedir ações concretas do Governo do Estado”.

 

No documento entregue para o secretário, as entidades pedem para que o governador Eduardo Leite auxilie na articulação com a ministra da agricultura Tereza Cristina, para que as Instruções Normativas sejam suspensas por um prazo de 36 meses, dando tempo hábil para que novas discussões sejam realizadas e para que os produtores não sejam subitamente excluídos do processo.

 

Otomar Vivian se comprometeu a levar o assunto até o governador ainda hoje.