NOTÍCIAS

ESTÃO CHEGANDO AS MARGARIDAS

Às vésperas da maior mobilização do movimento sindical das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais, Brasília respira a Marcha das Margaridas. Uma reunião geral na Contag, na manhã de ontem (10), passou a limpo o trabalho de todas as equipes envolvidas na organização da marcha que, no dia 12, além de completar 15 anos, marca os 32 anos do assassinato de Margarida Alves. As jornalistas das federações de Pernambuco, Piauí, Rondônia, Paraná e Rio Grande do Sul, além do assessor de imprensa do Mato Grosso, e do pessoal da comunicação da Contag e de entidades parceiras definiram a pauta de trabalho dos próximos dias, desde a cobertura de painéis, oficinas, agendas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, até a noite cultural, os atos políticos de abertura e encerramento da marcha e, claro, a grande caminhada do Mané Garrincha até a Esplanada dos Ministérios.
À tarde, a visita ao estádio foi um misto de deslumbramento com a grandiosidade da arena em si e a emoção ao ver o espaço ganhar vida e cores da Marcha das Margaridas. Barulho de martelos, furadeiras, testes de luz no palco principal e os últimos retoques nos auditórios onde acontecem os quatro painéis temáticos podiam ser ouvidos e vistos por todos os cantos. Placas orientam os diferentes setores dentro e fora do estádio e o destaque fica para os espaços alternativos, lindamente ornamentados com bonequinhas, almofadas e pufes, tudo feito com muita chita supercolorida, inclusive os fundos de palco. Margaridas gigantes estão em grandes vasos, flores naturais, folhagens e até palmeiras contrastam com o concreto do Mané, enquanto faixas criativas de todas as partes do Brasil dão conta que as margaridas estão chegando. E, em meio à execução final do projeto de transformação do Mané na casa dessas mulheres durante a madrugada de hoje (11) até o apagar das luzes no dia 12, é possível ver a secretária de mulheres da Contag, Alessandra Lunas, conversando com representantes da coordenação da marcha para os últimos ajustes. Também no estádio, a coordenadora de mulheres da Fetag, Inque Schneider, conta que cinco ônibus do Rio Grande do Sul estão chegando a Brasília, totalizando cerca de 220 gaúchas que somam-se a outras 300 que fazem a viagem de avião. A expectativa de Inque por conta dos anúncios da presidente Dilma, referem-se a crédito fundiário, educação, na questão das creches e, em especial, violência contra a mulher.
Agora é esperar pelas poucas horas que restam até o início da 5ª Marcha das Margaridas. Equipes de credenciamento estarão a postos para receber as margaridas e, depois disso, dentro da extensa programação que está posta ao longo desta terça-feira e amanhã (12), possibilitar a vivência de uma experiência única na vida de cada uma dessas mulheres. As decididas.
‪#‎5marchadasmargaridas‬

De Brasília – Izabel Rachelle – 11/08/2015