NOTÍCIAS

Expoagro Afubra defende conservação do solo

     Tendo como tema principal A Conservação do Solo – o maior e mais importante patrimônio do produtor rural, foi inaugurada na manhã de hoje (20) a 18ª Expoagro Afubra, na localidade de Rincão del Rey, em Rio Pardo, que se estende até quinta-feira, dia 22. A FETAG está presente com 150 estandes, dos quais 115 agroindústrias e 35 empreendimentos com artesanatos, flores e plantas. A Expoagro Afubra é conhecida como a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar. O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, participou da solenidade de abertura, acompanhado várias lideranças, entre elas os ex-presidentes da FETAG, os deputados Heitor Schuch e Elton Weber.
     O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, enfatizou, em sua manifestação, que a maior preocupação da entidade é levar técnicas aos agricultores familiares. Ele disse que, embora os recursos sejam limitados para preservação ambiental, os produtores da agricultura familiar têm um cuidado especial com o solo, destacando que o sistema integrado de tabaco completa em 2018 um século de história. “Essa bagagem passa de geração em geração e a diversificação na pequena propriedade, com um manejo adequado, propicia o incremento de renda e a manutenção do meio ambiente. O uso de agrotóxicos na agricultura é mito e há muita informação falsa. O Brasil está em sétimo lugar no uso de defensivos agrícolas, atrás do Japão, que tem a maior longevidade”, observa Benício. Em 2050, cada agricultor precisará alimentar 250 pessoas, alertou o dirigente.
     O deputado Heitor Schuch revelou que a cada ano a Expoagro consolida a força da agricultura e propicia discussões importantes, sendo também a tribuna do segmento. “Quem salva o Brasil é sempre o setor agropecuário, com seus agricultores que não têm férias e 13º. Se não conseguimos mudar o mundo, mudemos o que está em nossa volta”, completou.
     Já o assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG, Jocimar Rabaioli, lembrou que na edição anterior, a Expoagro faturou R$ 613 mil. Ele projeta um volume de negócios 7% superior.

Assessoria de Imprensa – 20/03/2018 – Luiz Boaz (51) 9 9314-5699