NOTÍCIAS

FALTA DE MILHO EM GRÃO É DEBATIDO COM A CONAB

A forte demanda de milho para a alimentação animal, seja para produção de leite, frangos ou suínos no Estado e a elevação considerável dos valores da saca (60kg) foram temas da reunião virtual realizada na manhã de hoje (19) entre a FETAG-RS, o Deputado federal Heitor Schuch e representantes da CONAB de Brasília.

 

 
A reunião solicitada pelo Deputado Heitor levou como pauta do Movimento Sindical alguns pontos, como: melhoria na disponibilidade de estoque do milho balcão nas regiões produtoras do Estado, realizando mais cadastros de empresas ou cooperativas, pois atualmente estão aptos a receber milho CONAB apenas armazéns localizados em Erechim, Marau e Cruzeiro do Sul; o aumento da cota de milho por animal cadastrado na inspetoria veterinária (ficha de animais) principalmente bovino de leite; e também, a subvenção ao preço do milho balcão praticado pela CONAB, que hoje está R$48,00 a saca de 60kg.

 

 
“Os agricultores e pecuaristas familiares estão ainda sofrendo os danos da estiagem, das fortes chuvas, dos temporais e agora ainda agravados com os altos preços do milho no mercado convencional e o desabastecimento do grão nos silos conveniados com a CONAB. Precisamos encontrar uma saída para aliviar e dar força a estes agricultores” afirma o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti.

 

 
Como encaminhamento, a FETAG-RS em conjunto com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais farão levantamento da demanda de milho em grão no estado, como também, a indicação de empresa/cooperativa/cerealista que têm interesse em se credenciar junto à CONAB.