NOTÍCIAS

Famílias recebem visita da Fetag-RS em Ibirubá

Para vivenciar a realidade da agricultura familiar, nada melhor do que visitá-las em suas propriedades. Para tanto, nos dias 9 e 10 de abril, o município de Ibirubá, Regional Sindical Alto Jacuí, sediou mais uma edição do projeto Fetag-RS em Conexão. O projeto consiste na aproximação da Federação com sua base, os agricultores e agricultoras familiares, para buscar elementos de representação a partir dos problemas sentidos e vividos.

Nos dois dias, nove propriedades selecionadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirubá foram visitadas, demonstrando a pujança da agricultura familiar do município. Produção de grãos, atividade leiteira, pecuária de corte, agroindústria familiar e fruticultura, dentre outros, foram as principais atividades encontradas, além de bons exemplos de sucessão rural.

A famílias tiveram a oportunidade de expor seus principais anseios e pontos que causam aflição, sem deixar de lado as coisas boas que somente a vida rural oferece. As falas dos agricultores vieram no sentido da necessidade do fortalecimento das politicas públicas que incentivem a permanência dos jovens no campo, programas que permitam acesso a financiamentos com juros mais baixos, como também o enfrentamento das mudanças climáticas através da reservação de água e conservação de solo, além do pedido de socorro governamental para a cadeia leiteira, que vive uma crise sem precedentes.

Por outro lado, o que se viu nas propriedades visitadas foi muita organização, investimentos em tecnologia de ponta e em melhorias tanto para qualidade de vida das pessoas quanto dos animais e, acima de tudo, muito amor pela produção de alimentos.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que acompanhou todo o roteiro, “vimos aqui em Ibirubá exemplos da agricultura familiar do futuro. Propriedades organizadas e geridas pela cooperação familiar, com olhar nas tendências. Nossa responsabilidade enquanto Federação e Sindicatos é garantir que todas as famílias agricultoras do Estado tenham a possibilidade de evoluir mais e mais, pois só assim vamos garantir a soberania alimentar do país”.

O projeto Fetag-RS em Conexão contou em sua programação com espaços para reunião com as entidades, agentes financeiros, lideranças e poder legislativo do município, na qual foi formado Comitê Municipal da Década da Agricultura Familiar, que terá o papel de se reunir para debater formas de estimular o desenvolvimento do setor localmente. Para marcar o encerramento do roteiro, a Regional Sindical Alto Jacuí, representada pelos presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, reuniu-se com a Fetag-RS para debater os resultado das visitas e propostas futuras à agricultura familiar.

Também acompanharam o roteiro o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirubá, Leonir Fior, a secretaria do STR Rosélia Dias Gomes e a assessora da Regional Sindical Alto Jacuí e diretora da Fetag-RS Daniele Broch.