NOTÍCIAS

Federações entregam pauta para o Plano Safra 2022/2023

Na quarta-feira (23), a Fetag-RS, juntamente com a Contag e as demais federações representativas da agricultura e da pecuária familiar no país, participou de videoconferência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para fazer a entrega da pauta para o Plano Safra 2022/2023.

O documento reúne mais de 60 propostas distribuídas em 10 temáticas: Financiamento da Produção; Financiamento na Reforma Agrária; Programa Nacional de Reforma Agrária; Crédito Fundiário; Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater); Proteção à Produção – Seguro da Agricultura Familiar (Seaf – Proagro Mais) e Garantia Safra; Enquadramento da Agricultura Familiar e Políticas Regionais; Produção, Processamento e Comercialização; Inclusão Produtiva e Práticas Agroecológicas; e Relações Internacionais.

Em sua fala, Zanetti, que representou a Região Sul, salientou importância da disponibilização de recursos para equalização no valor de R$50 bilhões, manutenção das taxas de juros atuais, correção do enquadramento para R$650 mil, fortalecimento do Proagro, ampliação do teto de financiamento do Terra Brasil e mais recursos para assistência técnica. Também foi reforçada a necessidade de ações relacionadas a estiagem, tais como recursos para a prorrogação das operações e rebate para a liquidação das operações sem cobertura de Proagro ou seguro.

“Cobrei fortemente as medidas para auxiliar os produtores afetados pela estiagem, pois até agora o Governo Federal nada fez. Só ouvimos promessas. É urgente que isso aconteça, pois a situação vivida pela agricultura e pecuária familiar é muito grave”.

A ministra Tereza Cristina mostrou-se sensível aos pontos prioritários da pauta, colocou sua equipe a disposição para iniciar as negociações e garantiu que o Ministério está empenhado em garantir recursos suficientes para a agricultura familiar na safra 2022/2023. O próximo Plano Safra deverá ser anunciado em junho.

 

Fonte: Informações da Contag