NOTÍCIAS

Feira da Agricultura Familiar vai ser inaugurada às 13h horas na Capital

     A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) inaugura hoje (11), às 13h, a Feira da Agricultura Familiar, em Porto Alegre. Com apoios da FETAG, EMATER e Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), um total de 60 expositores ficarão das 8h às 19h, até sexta, com produtos no Largo Glênio Peres, no Mercado Público da Capital. O secretário-geral da FETAG, Pedrinho Signori, diretor responsável pela Organização da Produção, vai participar da inauguração oficial.
     Ao mesmo tempo, Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG, disse que a expectativa é ótima para a comercialização e também a vitrine que proporcionará aos expositores. “Sem dúvida, além de fazer boas vendas, os empreendimentos terão a oportunidade de alinhavar negócios futuros, já que procedência e qualidade são marcas registradas de nossos produtores”, garante Rabaioli.
     Para mostrar ao público a variedade de produtos, os agricultores levarão sucos, chocolates, cachaças, peixes, queijos, doces, ovos e chás. O evento também tem o intuito de aproximar o consumidor do produtor e fomentar a comercialização de alimentos, bem como a renda do setor. Dessa forma, é possível ampliar o acesso aos empreendimentos familiares a mercados, ao realizar novos negócios e expandir o debate sobre os benefícios do segmento na economia do País.
     De acordo com o secretário especial da pasta, Jefferson Coriteac, a feira é uma ótima oportunidade para mostrar a importância do setor. “É com muita alegria e orgulho que vamos levar esses empreendimentos a Porto Alegre. É preciso mostrar para os brasileiros que os produtos da agricultura familiar já estão incorporados ao cardápio deles. Com isso, vamos assegurar nossa importância em todos os setores, inclusive na economia”, comentou. Além disso, o secretário destaca números e como a agricultura é essencial para o país. “Se isolássemos somente a agricultura familiar como meio de sustentação, seríamos o oitavo maior produtor do mundo”, disse.
     Além dos produtos, a programação do evento oferecerá opções de lazer para toda a família. Os visitantes terão a oportunidade de degustar pratos da culinária regional na “Cozinha Show Interativa”, onde chef`s renomados demonstrarão como a agricultura familiar contribui com a alta gastronomia brasileira, e como os visitantes podem utilizar esses produtos no dia a dia. Todos os ingredientes usados estarão disponíveis para compra.

Informações: Sead

Assessoria de Imprensa – 11/12/2018 – Luiz Boaz