NOTÍCIAS

Fenasul-Expoleite enfrentam mau tempo

     A chuva e o mau tempo devem se prolongar até domingo, quando terminará a 13ª Fenasul e 40ª Expoleite, que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Mesmo com a intempérie, lá estão 20 agroindústrias familiares a espera de visitantes, com entrada e estacionamento gratuitos. Elão foram organizadas pela FETAG e Emater, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Ontem (25) houve a abertura oficial dos eventos e o tradicional banho de leite dos campeões. O governador José Ivo Sartori esteve acompanhado dos secretários Ernani Polo (Agricultura) e Tarcísio Minetto (SDR), enquanto que pela FETAG participaram o vice-presidente Nestor Bonfanti e o secretário-geral Pedrinho Signori. Com os empreendimentos da agricultura familiar está Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias.
     Sartori, em sua manifestação, disse que a feira vem para valorizar a produção leiteira, matéria-prima importante e presente na vida de todos e fonte de renda para milhares de famílias. Ao mesmo tempo, Bonfanti reiterou que a maioria dos agricultores familiares que lidam com leite, o produto é considerado o contracheque dos produtores todos os meses. “É uma renda mensal para os produtores, fundamental para a sobrevivência das famílias”, observa.
O Rio Grande do Sul detém a segunda maior bacia leiteira do país, que produz cerca de 4,6 bilhões de litros de leite por ano. A cadeia leiteira está presente em 467 municípios e, segundo a Emater RS/Ascar – conveniada à SDR -, envolve mais de 100 mil propriedades no estado. Além disso, é a principal atividade responsável pela fixação do homem no campo.
     Neste ano, a feira vem renovada e a programação inclui exposição de bovinos, caprinos, equinos, feira de agricultura familiar, festival de queijos, feira de terneiros e vaquilhonas, feira de pequenos animais, seminários técnicos, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e praça de alimentação. Está programado o 3º Rodeio Fenasul, organizado pela Federação Gaúcha de Laço, além de shows.
     O secretário Ernani Polo destaca as mudanças no formato das mostras. Segundo ele, o empenho das entidades foi essencial para dar um novo dinamismo à Fenasul/Expoleite. "Estamos fazendo uma grande integração para que o parque seja mais utilizado", disse.
     Rabaioli destacou, ainda, que as agroindústrias oferecem ao público biscoitos, geleias, sucos, doces, queijos, salames e muito mais. “A próxima oportunidade para os moradores da Capital e regiões próximas adquirirem produtos com a qualidade e procedência da agricultura familiar somente na Expointer, no final de agosto. Então, enfrentem a chuva, pois não se arrependerão”, garante o assessor.

Assessoria de Imprensa – 26/05/2017 – Luiz Boaz