NOTÍCIAS

Festa atrai 800 pessoas em S. A.das Missões

Festa atrai 800 pessoas em S. Antônio das Missões
A 1ª Festa da Agricultura e Pecuária Familiar foi realizada neste domingo, dia 27, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio das Missões. A estimativa do presidente Agnaldo Barcelos é de que aproximadamente 800 pessoas estiveram no evento. Ele agradeceu a participação e o envolvimento de todos. “Foi uma festa muito bonita, todos participaram. Diretoria, associados e funcionários se engajaram na organização e vieram para fazer uma grande festa de comemoração às nossas conquistas e homenagem aos agricultores e pecuaristas familiares”, disse.
Entre associados e convidados, também estiveram presentes na festa autoridades municipais, os ex-presidentes do STR, Ernesto Ivo de Lima, Sadi Ávila de Matos e Ari Santa Catarina, e os presidentes do sindicato nos municípios de Bossoroca, São Borja, São Luiz Gonzaga e São Nicolau: João Sodré, Vanderli Almeida, Giovane Hoff e Nilton Rutsatz, respectivamente.
A partir das 9h, as pessoas começaram ser recebidas no local da festa – a carne para o churrasco já estava no fogo. Às 10h30min, quando os três ônibus vindos do interior do município e de Garruchos já tinham chegado, teve início a missa com “Bênção das Sementes”, com o salão onde o evento religioso foi realizado com aproximadamente 200 pessoas: lotado. Após a missa, alguns já estavam almoçando, mas todos puderam acompanhar o ato inaugural do Salão Irineu Ribeiro de Morais, recém-construído e que ganhou este nome em homenagem póstuma ao ex-presidente e um dos fundadores do STR no município.
O presidente Agnaldo, acompanhado da vice-presidente Valdemari Belchor, dos também ex-presidentes Ernesto Ivo de Lima e Sadi Ávila de Matos, e de membros da família do homenageado, fez o descerramento da placa com fotos da trajetória de Irineu no movimento sindical e um poema escrito por ele para incentivar os associados a votarem. Os filhos Rogério de Santis Morais e Rozelane de Santis Morais agradeceram e também homenagearam o pai. O pastor Paulo Miranda, da Igreja Assembleia de Deus, abençoou o salão. Amigo de Irineu, Quecé Ortiz também o homenageou com uns versos de improviso.
Depois do almoço com churrasco, cuca e salada, a festa seguiu com a apresentação dos grupos infantil e juvenil do CFTG Querência Agrícola, da Escola Técnica Achilino de Santis, do Rincão dos Miranda, interior de Santo Antônio das Missões. Terminada a apresentação, os presentes puderam dançar ao som de Maicon e Matheus e também do Beto Sapo até às 17h30min, quando foi encerrado o evento.
Por Vladson Ajala, assessoria de Comunicação da Regional Missões II