NOTÍCIAS

FETAG alerta possibilidade de quebra da cadeia leiteira

     A 19ª Feira da Agricultura Familiar foi inaugurada no final da manhã de hoje (26) com a participação de diversos políticos de todas as esferas de governo. O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, em sua manifestação, elogiou a participação dos expositores em mais uma edição da feira. Por outro lado, aproveitou a presença de José Ricardo Roseno, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar do Desenvolvimento Agrário (Sead), e enfocou a grave situação que enfrenta os produtores de leite no Estado, devido às importações de leite em pó do Uruguai. “Temos que evitar que seja quebrada a cadeia leiteira”, enfatizou Joel.
     Roseno, bastante tranquilo como todo mineiro, lembrou da parceria que tem com a FETAG desde 2015, época em que conheceu Joel lá em Brasília, que depois o convidou para conhecer o potencial da agricultura familiar gaúcha, oportunidade em que esteve na sede da FETAG e vários pontos foram tratados com a direção e euipe de assessoria de Política Agrícola. “O ministro Blairo Maggi estará amanhã aqui na Expointer e tem uma agenda com as lideranças e a pauta do leite é prioridade”, observou Reseno.
     Joel explicou que a difícil situação que enfrenta a cadeia leiteira no Estado se deve aos seguintes fatores:
– a importação desenfreada de leite do Uruguai;
– falta de revisão dos incentivos fiscais para a importação;
– a revogação dos Decretos Nºs 53.059/2016 e 53.184/2016;
– a criação de cotas de importação de lácteos do Uruguai sem a liberação automática; – as compras governamentais de lácteos;
– a criação de um programa de controle de estoques;
– as políticas de incentivo e fomento para a cadeia produtiva do leite; e
– a revisão dos preços mínimos do leite. “O produtor está desesperado e a FETAG, como sempre lutou em defesa do agricultor familiar, não o deixará desassistido”, alerta Joel.

Assessoria de Imprensa – 26/08/2017 – Luiz Boaz (51) 9 9314-5699