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FETAG, Canal Rural e Mahindra dão largada para o Projeto Nação Agro

     A FETAG, o Canal Rural e Mahindra programaram para outubro a realização do Projeto Nação Agro. Ele consiste na organização de caravanas técnicas e reportagens com histórias de sucesso da agricultura familiar, que serão veiculadas em todo Brasil pelo Canal Rural. Inicialmente, o projeto atingirá três cidades no Rio Grande do Sul: Canguçu, dia 9; Rio Pardo, dia 10; e Caxias do Sul, dia 11. Em Santa Catarina, com a participação da FETAESC, estão programados mais duas cidades: Tangará, dia 2; e São Lourenço do Oeste, dia 4. Em agosto, durante a Expointer, houve o lançamento do projeto.
     As caravanas técnicas com fóruns de debates levarão informação e conhecimento aos agricultores familiares. Em todas elas, o professor Paulo Dejalma Zimmer, doutor em Tecnologia de Semente, vai mostrar Os Dez Mandamentos da Produtividade, enquanto o consultor da empresa Safras&Cifras abordará Gestão Financeira das Propriedades Rurais.  Em cada cidade estão previstos a apresentação de “cases”, respectivamente de Matheus Garcia, coordenador do Projeto Alto Camaquã; do fumicultor José Lauro Kist, produtor de tabaco e milho; e Amarildo Scariot, produtor de tomate.
     O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, disse que a Federação tem orgulho em contar com a parceria da Mahindra e do Canal Rural para desenvolver o  Nação Agro, um projeto que vai mostrar ao Brasil as potencialidades do setor. “É fundamental para a agricultura familiar ter empresas que acreditam na força do campo e da nossa gente”, enfatiza Joel.
     Ao mesmo tempo, Walter Dresch, presidente da FETAESC, entidade também inserida no projeto, ressalta a importância do Nação Agro para capacitar famílias do campo e valorizar a agricultura familiar. “A FETAESC sente-se honrada em apoiar o projeto, que proporcionará conhecimento e troca de experiências aos agricultores catarinenses”, salienta Dresch.
     “O Nação Agro”, garante Júlio Cargnino, presidente do Canal Rural, “será o maior projeto de comunicação já realizado para a agricultura familiar, uma maneira de informar, capacitar e unir os agricultores familiares para a geração de renda”. Por sua vez, Jak Torretta, diretor-geral de operações da Mahindra no Brasil, destacou que um projeto como este sempre fez parte dos planos da Mahindra. “Um investimento importante. Uma forma direta de demonstrar o respeito pelo agricultor familiar, o principal público da empresa. Então, tornar este projeto realidade é uma conquista. E mais do que oferecer equipamentos que facilitam a vida no campo e custos de produção menores, queremos levar mais conhecimento técnico e de gestão do seu negócio. Queremos auxiliar o agricultor familiar a gerar mais renda”, justificou.

Assessoria de Imprensa – 28/09/2018 – Luiz Boaz