NOTÍCIAS

Fetag completa treinamento de operadores de crédito fundiário

A Fetag, através de seu Departamento de Política Agrária, encerrou hoje (17)  o Programa de Treinamento para Capacitação dos Operadores Locais do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). As atividades, que iniciaram na terça-feira, tiveram por objetivo qualificar os técnicos dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais para a correta e qualificada elaboração dos projetos de aquisição de terras.
A 1ª secretária da Fetag, Josiane Einloft, e diretora responsável pelo crédito fundiário,  disse que nos três dias de capacitação houve a participação de mais de 100 operadores locais do Sistema de Informações Gerenciais do Crédito Fundiário – SIG/CF, os quais são funcionários de Sindicatos de Trabalhadores Rurais. “Avaliamos como extremamente produtiva essa atividade, pois ocorreu a troca de muitos funcionários, além de algumas mudanças nas regras do programa. Esse fato motivou a Federação a fazer esta parceria com os profissionais da Unidade Técnica Estadual-UTE”, justifica.
Josiane explica que a capacitação técnica foi necessária para a adequação das propostas do passivo já existente, denominadas de Prioridade 3, bem como é indispensável para a elaboração de novas propostas do PNCF. Além disso, a iniciativa de capacitar tecnicamente os Operadores Locais se deve à grande demanda de ligações solicitando ajuda e desconhecimento do fluxo do SIG-CF. "Por tudo isto a capacitação se fez extremamente necessária para esclarecimentos das dúvidas. Então, são muitos os esforços de todos para solucionar as questões que envolvem o PNCF, principalmente neste último ano", disse.
A dirigente conta que a Federação, em conjunto com a Comissão de Política Agrária, mantém o processo de negociação para desburocratizar o programa e melhorar o acesso dos agricultores familiares ao seu pedaço de terra. No dia 23 de outubro , a partir das 9h, haverá uma reunião, na sede da Fetag, entre os coordenadores das regionais e a comissão para avaliar as negociações após as mobilizações e tirar encaminhamentos das ações futuras.
Assessoria de Imprensa – 17/10/2013