NOTÍCIAS

Fetag divulga papel da Ouvidoria do SUS

A Fetag, através de sua Comissão Estadual de Saúde, vem trabalhando para divulgar o papel da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). Nas últimas semanas, promoveu oito Oficinas de Escuta Itinerante, nas Regionais Sindicais Vale do Taquari e Serra do Alto Taquari, envolvendo 34 municípios, em parceria com o Departamento de Ouvidoria Geral (DOGES/SGEP) do Ministério da Saúde. Os resultados das oficinas serão apresentados nos dias 9, em Forquetinha – Lajeado, e 10, em Encantado, através dos Seminários de Sensibilização, Informação, Mobilização para o Controle Social e Gestão Participativa do SUS.  
Conforme Inque Schneider, diretora da Fetag e responsável pela área de Saúde, o movimento sindical está atuando com agentes de saúde dos municípios um plano de saúde preventiva, com palestras à população rural. “O enfoque recai em alimentação saudável, educação sexual, uso racional e consciente de métodos anticoncepcionais, entre outros”, disse.
Inque conta que a Fetag trabalha as políticas de saúde, um espaço cada vez mais importante no meio rural, para que seja garantido ao cidadão um serviço de qualidade em relação à sua saúde. “Queremos proporcionar espaços de discussão e troca de experiências da população rural para uma melhor compreensão do SUS. Debater as políticas interligadas entre saúde e educação, oferecendo meios que tragam mais saúde para as populações do campo. Além disso, construir espaços de articulação, de reflexão e de construção de estratégias para que o SUS e os Programas de Saúde cheguem à população, em especial a rural, através da Ouvidoria”, completa.
Nos seminários serão abordados temas como SUS, Conselhos de Saúde, Ouvidoria, Controle Social e dificuldades de acesso à saúde, além da discussão sobre a situação de saúde no interior.
Mais informações: Inque Schneider (51) 9325-0155
Assessoria de Imprensa – 8/07/2013 –