NOTÍCIAS

Fetag e Coprel buscam investimentos para atender demanda

O interesse comum de melhorar o trabalho e a renda nas propriedades rurais uniu lideranças da Fetag e da Coprel no dia 7 de abril, na localidade de Linha Jacuí, interior de Victor Graeff. O encontro foi promovido pela Regional Sindical Alto Jacuí da Fetag, a qual é composta por 17 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e tem como presidente Volnei Schreiner, de Victor Graeff. Além dos representantes de todos os sindicatos, estiveram presentes os presidentes da Fetag, Carlos Joel da Silva, e da Coprel Cooperativa de Energia, Jânio Vital Stefanello.
O encontro teve por objetivo apresentar as potencialidades e necessidades dos agricultores com relação à energia elétrica nas propriedades. A Coprel, como distribuidora de energia para o interior dos municípios do Alto Jacuí, apresentou os investimentos realizados para atender as demandas dos cooperantes por aumento de carga. No entanto, Stefanello também destacou a importância da transformação de redes monofásicas para bi e trifásicas. Como essas obras demandam altos investimentos, é fundamental a criação de programas públicos de financiamento.
Na oportunidade, a Coprel apresentou a pequena central hidrelétrica “Cotovelo do Jacuí”, que foi visitada pelo grupo. A usina é tida como modelo de sustentabilidade na geração de energia, por utilizar fontes limpas e renováveis, possuir baixo impacto social e ambiental e contribuir para o Estado e País na geração de energia elétrica. As demandas apresentadas pela Coprel vão ao encontro das políticas defendidas pela Fetag.
Joel, por sua vez, destacou maior afinidade das cooperativas com o produtor. “Por experiência da federação, podemos afirmar que nos locais onde existem cooperativas atuando no setor elétrico, os agricultores estão mais satisfeitos, existe um diálogo e um entendimento melhor das necessidades do agricultor”, disse. A mesma opinião é compartilhada por Schreiner. “Quando participamos de reunião ou assembleia da Fetag, um dos assuntos que sempre é problema diz respeito a energia elétrica. E justamente isto me motivou a fazer esta reunião em conjunto com a Coprel e a Fetag para mostrar que tem uma cooperativa que atua em 72 municípios e é um exemplo para todos os cooperantes, já que a falta de energia em nossa região é muito rara e se ocorrer os cooperantes logo ficam sabendo por uma mensagem de SMS em quanto tempo a energia vai ser restabelecida”, observa.
Stefanello, que também preside a Federação Estadual das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento Rural – Fecoergs, destacou a importância de estreitar parcerias com a Fetag para ter mais força na reivindicação de políticas públicas de financiamento e subsídio para a gradativa substituição de redes monofásicas por bifásicas e trifásicas, principalmente. “A melhoria da infraestrutura nas propriedades rurais depende da energia elétrica. O desafio é disponibilizar o aumento de carga necessário para a instalação de equipamentos mais potentes, viabilizando uma agroindústria, irrigação, armazenagem de grãos, aviários e modernização da produção leiteira, por exemplo”, salienta. Outra demanda importante levantada pelas lideranças foi a questão da internet no interior. As entidades representantes do meio rural demonstram preocupação, cada vez maior, com a permanência do jovem no campo e, para isso, é fundamental possibilitar acesso à comunicação com qualidade. A Coprel está desenvolvendo projetos de internet para atender aos cooperantes do interior, com implantação em localidades de diversos municípios.
No encontro, ficou definido que a Fetag e a Fecoergs vão atuar de forma conjunta nos órgãos públicos estaduais (e federais, através da Contag), na busca de políticas públicas de fomento à melhoria da infraestrutura das redes de energia no campo. Outro tema que será trabalhado pelas federações é a questão das liberações ambientais para a construção de pequenas centrais hidrelétricas que, conforme o modelo apresentado na reunião, possui impacto reduzido, proporcionam importante fonte de renda nos municípios em que estão instaladas, como a PCH Cotovelo do Jacuí.

Assessoria de Imprensa Fetag/Coprel – 09/04/2015