NOTÍCIAS

Fetag e Sindicatos presentes na Expodireto Cotrijal

     A Fetag e lideranças da Regional Sindical Alto Jacuí, que congrega 16 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, estão presentes na Expodireto Cotrijal, que iniciou hoje (7) e se estende até o dia 11 de março, em Não-Me-Toque. O Pavilhão 8 da Agricultura Familiar abriga 220 estandes com agroindústrias, artesanatos, flores e plantas organizados pela Fetag e Emater, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e Cotrijal.
     O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, que participou da cerimônia de abertura da Expodireto hoje (7) pela manhã e à tarde do Pavilhão da Agricultura Familiar, disse que foi inaugurada mais uma edição de tão importante feira, que está num patamar acima e proporciona aos agricultores familiares encontrarem tecnologias de ponta para melhorar a produtividade e qualidade de seus produtos. Além disso, é um local onde se debatem grandes temas que preocupam o setor. Ele citou três audiências públicas – duas promovidas pela Assembleia Legislativa e uma pelo Senado – que vão debater, respectivamente segurança no trabalho; internet e telefonia; e seguro agrícola e renda para a agricultura.
     Joel fez questão de parabenizar a Cotrijal pela feira, que demonstra toda a pujança da agricultura no Estado. Ao mesmo tempo, disse que a Fetag alerta aos governantes que todo o dinheiro investido na agricultura retorna em desenvolvimento  e impostos para o poder público. “Portanto, os governos devem incentivar e não atrapalhar o setor”, destacou o dirigente.
    
     NEGÓCIOS 
     O assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Fetag, Jocimar Rabaioli, lembra que na edição passada havia 177 estandes, subindo agora para 220.
Com isso, explica Rabaioli, foi possível acomodar todos os agricultores familiares que solicitaram a participação e, ao mesmo tempo, atenderam às exigências da organização da exposição. Deste total de expositores, 190 são organizados pela Fetag e Emater. Na segunda-feira, à tarde, ocorrerá a abertura oficial do pavilhão da agricultura familiar, que em 2015 comercializou R$ 854 mil e a previsão neste ano é crescer 10%, chegando em torno de R$ 950 mil.

Mais informações: Carlos Joel da Silva (51) 9314-5750

Assessoria de Imprensa – 04/03/2016