NOTÍCIAS

FETAG entrega pautas a ministro Padilha na Expodireto Cotrijal

     A 19ª edição da Expodireto Cotrijal foi inaugurada ontem (05) em Não-Me-Toque. Momentos antes de iniciar a cerimônia, o presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, se antecipou e foi direto ao encontro do ministro Eliseu Padilha para lhe entregar uma pasta com várias pautas específicas com reivindicações da agricultura familiar, entre elas leite, arroz, estiagem e, ainda, sobre o Plano Safra. “Nós fizemos a parte da FETAG. As entidades, neste evento, não se manifestam na abertura oficial e buscamos outro meio de falar. A saída foi entregar em mãos os pedidos ao ministro”, explicou Joel. Os deputados Elton Weber e Heitor Schuch estiveram presentes.
     E por falar em discursos, ele disse que ao ouvir o ministro Padilha em sua manifestação, parece que o Brasil está às mil maravilhas e a agricultura não enfrenta problemas. “Então, pedimos a ele que simplesmente seja colocado em prática aquilo que eles têm falado por aí, ou seja, uma agricultura com preço e que o agricultor seja remunerado de forma justa. E isso tudo nós não estamos vendo. Diante deste quadro, nada aninador, precisamos fortalecer a luta e que consigamos obter resultados nesta pauta entregue aqui em Não-Me-Toque”, enfatizou.

     AGRICULTURA FAMILIAR

    Por volta das 11h, houve a abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar. No estande da FETAG, que abriga a Regional Alto Jacuí, coordenada por Marlene Weber Klassmann e tem como assessora regional Diana Corazza, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica para implementar atividades conjuntas com a finalidade de qualificar as ações de segurança alimentar e nutricional, no fornecimento de alimentos para atendimento das demandas dos órgãos governamentais ofertados pelos agricultores familiares e suas organizações produtivas.
    O Pavilhão da Agricultura Familiar abriga 195 empreendimentos, que estão distribuídos em 182 estandes, dos quais 162 organizados pela FETAG. Um total de 112 municípios estão representados por 182 bancas, sendo 122 agroindústrias e 60 artesanatos, plantas e flores.
     O assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG, Jocimar Rabaioli,  disse que a cada edição da Expodireto, a Federação busca melhorias junto à Cotrijal. Ele falou da construção do anexo ao pavilhão, que é composto de uma cozinha disponível aos expositores para fazer a manipulação de alimentos, limpeza de equipamentos dos estandes, um depósito e, ainda, a construção de dois banheiros, um masculino e outro feminino, inclusive com chuveiro, para aqueles que preferem ficar acampados ao lado do parque. “Com isso se dá uma condição mais digna aos expositores”, completa.
    
     CONFRATERNIZAÇÃO
 

     A FETAG e o Sicredi promoveram, à noite, o 4° Jantar de Confraternização com os expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar da Expodireto Cotrijal. O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, saudou os expositores, bem com os representantes do Sicredi, o secretário Tarcísio Minetto, da SDR, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, e o presidente da Emater, Clair Tomé Kuhn. Mais de 350 pessoas, entre expositores e associados dos 16 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais que integram a Regional Alto Jacuí.

     SENADO FEDERAL

     E no dia 9 de março, às 14h, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal promoverá uma reunião, de autoria da senadora Ana Amélia, do Ciclo de Palestras e Debates, que vai enfocar o Impacto da Inovação na Sustentabilidade Ambiental para garantir segurança na renda dos produtores, na sanidade da produção e nos ganhos para a economia. A TV Senado cobrirá o evento (NET: Canal 9; Sky: Canal 26; Claro TV: Canal 06).

Assessoria de Imprensa – 06/03/2018 – Luiz Boaz (51) 99314-5699