NOTÍCIAS

Fetag garante representação no Conselho Estadual da Pessoa Idosa

A Assembleia Legislativa aprovou hoje (4), por unanimidade, em sessão ordinária, o  projeto do Executivo que cria o Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI/RS) no Rio Grande do Sul. Conforme Elisete Hintz, diretora da Fetag responsável pelas área de Políticas Sociais, isso representa um avanço, uma vez que o CEI era regido por um decreto e agora com a aprovação via projeto de lei torna-se uma lei em que a Fetag passa a ter um espaço de representação dos idosos, a partir da emenda do deputado Heitor Schuch. “Consolidamos mais um espaço de representação dos aposentados rurais”, comemora Elisete. 
Para o deputado Heitor Schuch se trata de um grande avanço na luta pelos direitos e valorização dos idosos. Também foi aprovada emenda do parlamentar garantindo a participação de entidade sindical de 2º grau representante dos aposentados rurais no Conselho, uma reivindicação da Fetag. Schuch justifica que, conforme dados do INSS, em janeiro de 2013, havia 2.371.122 aposentados no Rio Grande do Sul, dos quais 625.450 são aposentados rurais. “É, portanto, uma categoria que precisa de representação específica no Conselho, garantindo, também, desta forma, recursos do Fundo Estadual da Pessoa Idosa, que ainda será criado, para dar suporte a uma organização que dialogue com a realidade da pessoa idosa do meio rural, suas demandas e anseios de qualidade de vida”, justifica.
De acordo com o projeto, o Conselho será permanente, deliberativo e fiscalizador das políticas e das ações voltadas para a pessoa idosa, de composição paritária entre representantes de órgãos governamentais e de organizações representativas da sociedade civil.
Mais informações: Elisete Hintz (51) 9314-5707
Assessoria de Imprensa – 04/06/2013