NOTÍCIAS

FETAG organiza 162 expositores na Expodireto Cotrijal

     A 19ª edição da Expodireto Cotrijal será aberta nesta segunda-feira, dia 5, em Não-Me-Toque. O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, participará da cerimônia oficial da abertura da feira, que se estende até o dia 9. Mais de 500 expositores serão visitados por mais de 240 mil pessoas, que buscam soluções e serviços para a agricultura e pecuária. Ao mesmo tempo, o Pavilhão da Agricultura Familiar, de número 8, vai abrigar 195 empreendimentos, distribuídos em 182 estandes, dos quais 162 são organizados pela FETAG. Um total de 112 municípios estarão representados por 182 bancas, sendo 122 agroindústrias e 60 artesanatos, plantas e flores.
    Joel observa o fato da Expodireto ser uma vitrine para a agricultura gaúcha, feira que se tornou destaque não só no Brasil como no mundo inteiro. “Ao longo de cinco dias, a Cotrijal será palco das tecnologias para a agricultura, bem como para o debate dos principais problemas que enfrentam o setor, entre eles o baixo preço dos produtos, que inviabiliza o agricultor. Vamos ter a oportunidade de discutir com as autoridades os preços do milho, do arroz, do leite, bem como dos demais produtos que envolvem a cadeia produtiva. Além disso, as nossas agroindústrias, com a participação da Regional Alto Jacuí, estarão lá para mostrar a qualidade da produção da agricultura familiar, bem como acertar futuros negócios”, disse.
     Já Pedrinho Signori, secretário-geral da FETAG, diretor de Política Agrícola, revela que a expectativa é bastante positiva, tendo em vista que a cada ano o pavilhão  Agricultura Familiar tem sido o grande destaque, embora a Expodireto seja uma feira totalmente voltada ao agronegócio. Há uma grande diversidade de produtos, enfatiza Pedrinho, associada à qualidade e à inovação. “Os produtores sempre trazem novidades, fato que consolidam a forte visitação e, consequentemente, a comercialização”, justifica.
     Conforme Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG, a cada edição da Expodireto, a Federação busca melhorias junto à Cotrijal. Neste ano foi construído um anexo ao pavilhão, que é composto de uma cozinha disponível aos expositores para fazer a manipulação de alimentos, limpeza de equipamentos dos estandes, um depósito e, ainda, a construção de dois banheiros, um masculino e outro feminino, inclusive com chuveiro, para aqueles que preferem ficar acampados ao lado do parque. “Com isso se dá uma condição mais digna aos expositores”, completa.
     E no dia 9 de março, às 14h, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal promoverá uma reunião, de autoria da senadora Ana Amélia, do Ciclo de Palestras e Debates, que vai enfocar o Impacto da Inovação na Sustentabilidade Ambiental para garantir segurança na renda dos produtores, na sanidade da produção e nos ganhos para a economia.   

Assessoria de Imprensa – 02/03/2018 – Luiz Boaz (51) 99314-5699