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Fetag participa de seminário das escolas do campo

     Com o objetivo de promover a formação dos professores, através de debates, reflexões e relatos de experiências, instrumentalizando-os para a construção de um documento propositivo de uma educação do campo e no campo foi realizado durante os dias 3, 4 e 5 de novembro, em Ijuí, o Seminário Regional das Escolas do Campo da 4ª Região. O evento teve a participação de professores das Escolas do Campo da Rede Estadual de abrangência da 36ª CRE (Ijuí), 35ª (São Borja), 32ª (São Luiz Gonzaga), 21ª (Três Passos), 17ª (Santa Rosa) e 14ª (Santo Ângelo), além da rede municipal de Ijuí , professores da Arcafar, parceiros e convidados em geral.
     Conforme a assessora de Educação da Fetag, Paula Rosana Fortunato, no primeiro dia houve temáticas como o Plano Estratégico da Arcafar/RS – metas que norteiam a atuação das Casas Familiares Rurais (CFRs) no RS, sob a responsabilidade do professor da CRF de Catuípe,Venildo Turra;
– Casas Familiares Rurais – finalidades e objetivos. Os quatro fundamentos da Pedagogia da Alternância e Instrumentos Pedagógicos, professor Luís Pedro Hillesheim – URI; e
– A Sucessão Rural na Agricultura Familiar – Lino Moura – diretor-técnico da Ascar/Emater.
     No dia 4 aconteceram nove minicursos no Campus da Unijuí com os seguintes temas:
– Projeto Profissional de Vida do Jovem 1 e 2 ; Vida de Abelha; AIPAN -Vivências da Natureza; Matemática e Educação Financeira no Campo; Senar – Desenvolvimento Rural Sustentável; Horta Escolar, Jardinagem e Plantas Medicinais; Rede de Leite e  IMEAB – Práticas de Extensão Acadêmica na Propriedade Rural.
     E no último dia aconteceu uma palestra com a assessora de educação do campo da Seduc, Ana Paula Fialho, que falou sobre Identidade do professor no contexto da Educação do Campo e depois foi elaborada uma carta-compromisso que foi entregue ao secretário da Educação do Campo, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, que esteve presente e se mostrou favorável às proposições e considerações colocadas na carta pelos professores.
Paula disse que a identidade da escola do campo é definida pela vinculação às questões que estão de acordo com a sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes. Sendo que as políticas educacionais devem garantir a universalização do acesso da população do campo à Educação do Campo e à Educação Profissional de Nível Médio,
A Fetag parabenizou a 36ª CRE de Ijuí, em nome do coordenador regional Cláudio da Cruz de Souza e da assessora de educação do campo, Ana Rolim, pelo trabalho que estão desenvolvendo em favor de uma educação voltada à realidade do campo.

Assessoria de Imprensa – 06/11/2015