NOTÍCIAS

Fetag recebe ministro do Trabalho Manoel Dias

A Fetag participa pela 15ª vez da Expointer, considerada a maior exposição da América Latina. Não são poucos os dirigentes que admitem ser a Federação o verdadeiro “xodó” do evento, uma vez que o Pavilhão da Agricultura Familiar é, nos  últimos anos, o mais visitado. E por isso já se tornou acanhado, não só em termos de espaço para os visitantes, como para os expositores, inclusive para aqueles que deixam de expor e comercializar seus produtos pela falta de espaço. Por sinal, essa é uma das reivindicações da Fetag, a qual foi novamente prometida para 2014.
O presidente da Fetag, Elton Weber, disse que a Expointer se reveste de grande importância, pois além da participação dos agricultores familiares, a visitação das excursões organizadas pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais tem, também, a realização de seminários e a mostra das Experiências Exitosas das escolas do campo. Em relação aos eventos, Weber destaca a presença de quatro ministros, que virão visitar e participar de eventos da Fetag. O primeiro deles foi o ministro do Trabalho, Manoel Dias, que na segunda-feira, dia 26, visitou a Casa da Fetag e depois foi  conhecer as agroindústrias organizadas pela Federação. Ele disse que a Fetag, como organização de agricultores familiares que produzem alimentos, é fundamental e relevante na formação do PIB do RS e na produção agrícola. “Vocês representam o setor mais importante por colocar em nossas mesas uma alimentação cada vez com mais qualidade. E não podemos esquecer que 90% dos brasileiros são originários do campo”, lembro o ministro. 
A secretária-geral da Fetag, Elisete Hintz, disse que a presença do ministro do Trabalho significa o reconhecimento do próprio ministro pelo trabalho que a Fetag desenvolve em termos de abrangência e de represntação de 1,5 milhão de trabalhadores e trabalhadoras. “Avaliamos de grande relevância o ministro ter feito questão de visitar as nossas agroindústrias”, completou Elisete.  
Na quarta-feira, 28, será a vez do ministro do desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, que vão participar do evento Cadastro dos Segurados Especiais, juntamente com o presidente do INSS, Lindolfo Neto de Oliveira Sales; e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assinará o termo de aplicação e cooperação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), no fim da tarde do dia 30.
Weber enfatizou a consolidação da agricultura familiar ao longo desse 15 anos na Expointer, com produtos de maior qualidade e melhor elaborados, além do crescimento das vendas e projeções de negócios. Somam-se a isso, as caravanas de agricultores familiares que irão visitar a exposição.
Já o assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Fetag, Jocimar Rabaioli, conta que a Fetag dispõe de 120 espaços no Pavilhão da Agricultura Familiar, além de uma praça para orgânicos e duas cozinhas, congregando 5.500 famílias. Ele lembra que a Expointer é um espaço importante do ponto de vista econômico, já que proporciona ao expositor não apenas realizar a venda direta ao consumidor, mas abrir novos contatos comerciais e trocas de experiências. Jocimar não tem dúvidas de que nas feiras o agricultor pode mostrar o potencial e a diversificação que está fazendo, agregando renda e qualidade de vida a sua família.

Assessoria de Imprensa – 27/08/2013