NOTÍCIAS

Fetag-RS assume coordenação da Câmara Setorial do Leite e Derivados

Nesta terça-feira (19), a Câmara Setorial do Leite e Derivados retomou suas atividades, interrompidas desde dezembro de 2020, em reunião que marcou a condução ao cargo de coordenador do grupo o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti.

A cadeia produtiva do leite é uma das que mais enfrenta dificuldades no momento devido a elevação dos custos de produção e a baixa rentabilidade ao produtor rural. O problema se agravou ainda mais devido a estiagem que atingiu o Estado nos últimos meses de 2021 e começo de 2022.

Dentre os temas tratados na reunião estiveram a criação de ações de marketing para o leite gaúcho e os seus derivados e a certificação de propriedades como livres de brucelose e tuberculose. Ainda, ficou marcada reunião da Câmara para o dia 20 de maio, durante a e Expoleite/Fenasul, em que será discutida a Instrução Normativa 75, do Ministério da Saúde, além da apresentação de ações já em andamento que visam a incentivar o consumo de leite.

De acordo com Zanetti, “a Câmara Setorial do Leite e Derivados reúne as entidades da cadeia leiteira, o governo do Estado, órgãos governamentais e indústrias, elos importantes e que precisam estar alinhados na tomada de decisões que influenciam tanto quem produz leite quanto quem consome. Teremos muito trabalho pela frente, mas com diálogo construiremos soluções para os problemas que enfrentamos”.

A agricultura e a pecuária familiar no Rio Grande do Sul são responsáveis por grande parte do leite produzido, porém, nos últimos anos, muitas famílias desistiram da atividade devido as dificuldades impostas para o setor leiteiro.

Foto: Reprodução/Seapdr