NOTÍCIAS

Fetag-RS celebra prorrogação das parcelas de investimento do Pronaf para leite, soja e milho, mas pede medidas mais abrangentes  

A Fetag-RS avalia como positiva a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) de autorizar a prorrogação das parcelas de investimento do Pronaf para agricultores familiares que produzem leite, soja e milho. A medida, publicada hoje, é um importante alento para os produtores gaúchos, que enfrentam dificuldades em decorrência de adversidades climáticas e da queda nos preços dos produtos.

 

A prorrogação beneficia agricultores que tenham até três anos para finalizar o pagamento do financiamento, incluindo o ano de 2024. As parcelas de 2024 serão prorrogadas para um ano após a última parcela do contrato, caso faltem até três anos para o fim do pagamento. Se faltar mais de três anos, a parcela de 2024 será dividida entre as próximas.

A renegociação das parcelas inicia em 15 de abril e vai até 31 de maio de 2024. É importante destacar que a prorrogação não é automática. Os produtores que desejam o benefício devem procurar a instituição financeira onde o financiamento foi contratado para solicitar o novo prazo.

A Fetag-RS reconhece a importância da medida, mas ressalta que ela não resolve todos os problemas dos agricultores familiares. A Federação defende uma prorrogação mais abrangente, que inclua os custeios e se estenda por mais anos. Além disso, a Fetag-RS segue na luta por políticas públicas que valorizem o trabalho dos agricultores e garantam um preço justo para seus produtos.