NOTÍCIAS

Fetag-RS cobra concessionária sobre problemas com energia elétrica no meio rural

Na tarde de ontem, segunda-feira (7), a Fetag-RS e a Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Elton Weber, participaram de reunião virtual com a CEEE Equatorial, distribuidora de energia elétrica responsável por grande parte do Estado. A federação foi representada pelo vice-presidente, Eugênio Zanneti e pela coordenadora estadual de Mulheres e diretora Maribel Moreira.

A reunião teve como objetivo cobrar posicionamentos da empresa sobre os constantes problemas enfrentados pela agricultura e pecuária familiar no que se refere ao abastecimento de energia, principalmente nas Regiões Sul e Fronteira.

De acordo com a representação da CEEE Equatorial, há investimentos previstos no valor de R$400 milhões para este ano.

Porém, os problemas enfrentados no meio rural são urgentes, já que existem relatos de comunidades que ficaram dias sem energia elétrica, o que traz grandes prejuízos para os produtores rurais.

Para a diretora da Fetag-RS Maribel Moreira, que representa a região do sul do Estado, “a concessionária precisa realizar ações emergenciais para evitar que agricultores e agricultoras tenham mais prejuízos financeiros por causa de falhas no abastecimento de energia. Já vivemos uma situação difícil em virtude da estiagem e não podemos ter mais problemas que poderiam ser evitados se as empresas qualificassem seus serviços e suas infraestruturas”.

Foi solicitado na reunião que a CEEE Equatorial recebe de forma presencial a diretoria da Fetag-RS para reunião nos próximos dias. A concessionária também se comprometeu a enviar os contatos dos seus 21 consultores regionais para que eles possam ser acionados sempre que for registrado caso de falta de energia elétrica.

Na próxima segunda-feira (14), haverá reunião com a empresa RGE.