NOTÍCIAS

Fetag-RS, Contag e demais federações unidas pelas pautas do leite

A situação da cadeia leiteira no Brasil se agrava a cada dia. Incontáveis reuniões já foram realizadas com o governo federal em busca de medidas eficientes e que de fato ataquem as causas do problema, porém, até agora pouco ou nada foi anunciado.

Com o objetivo de chamar a atenção dos governos estaduais, do governo federal e da sociedade em geral para a gravidade da situação, sob coordenação da Contag, a Fetag-RS e as demais federações que representam a agricultura familiar no Brasil irão promover em 11 de outubro o Dia Nacional em Defesa dos Produtores e da Cadeia Produtiva do Leite.

Estão sendo organizadas mobilizações em diversos estados brasileiros que possuem produção de leite. Em paralelo, uma comissão de lideranças das entidades estará em Brasília para pressionar o governo federal e o Congresso Nacional em busca de medidas que venham a salvar a pecuária leiteira brasileira e os seus produtores, que seguem abandonando a atividade.

A Fetag-RS vem alertando o governo desde o mês de março e já organizou mobilizações em Porto Xavier e em Frederico Westphalen, atos que reuniram produtores, mas que não sensibilizaram o governo.

Para o dia 11 de outubro, a Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão organizando mais uma grande mobilização, em Jaguarão. Neste dia, os produtores gaúchos deverão estar unidos e se colocando a disposição dos seus sindicatos para participar do ato, mesmo que para que isso seja necessário pedir auxílio de um vizinho para fazer a ordenha de suas vacas.

As importações desenfreadas de leite dos países do Mercosul estão levando a cadeia leiteira nacional ao colapso e os governos dos estados e da União, além dos parlamentares, precisam se conscientizar de que cabe a eles tomar as medidas que salvem a produção interna urgentemente.

Chega de reunião. Queremos solução.