NOTÍCIAS

FETAG-RS discutiu com o Governo Federal a Reforma da Previdência

Na manhã de hoje, 15 de Março, a FETAG-RS representada pelo seu presidente – Carlos Joel da Silva, sua tesoureira – Elisete Hintz, presidentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais do estado e o Dep Estadual Elton Weber, estiveram reunidos com o governo federal para discutir a Reforma da Previdência.

O Secretário de Previdência Social – Marcelo Caetano, acompanhado dos Deputados Federais Alceu Moreira e Tarcísio Perondi, e um grupo técnico receberam a federação no Ministério do Planejamento, em Brasília. A pauta da reunião, que durou cerca de duas horas, foi essencialmente a Reforma da Previdência para os rurais.

Marcelo Caetano apresentou a Reforma da Previdência com os pontos defendidos pelo Governo Federal, explicitando que esta é necessária para que iguale a população em relação à forma de contribuição e idade no sistema previdenciário. Segundo Caetano, “é necessário nivelar as regras”, mas ao mesmo tempo comenta que levar em consideração a diminuição dos membros das famílias rurais é preponderante para a reforma.

O Deputado Alceu Moreira, defendeu que é de fundamental importância a discussão entre a representação da agricultura e o governo, pois da maneira em que o projeto está posto, não vai ter aprovação na Câmara dos Deputados, afirma Moreira. Ainda reiterou a importância da agricultura familiar para a economia do país, destacando a grande influência no PIB brasileiro.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva a reunião foi um passo a frente para a defesa dos agricultores na reforma da previdência. Joel diz que “agora que temos um espaço de discussão com o governo, temos a oportunidade de mostrar a eles o quão importante é o setor para o nosso país. A FETAG-RS não vai esmorecer até conseguir garantir os direitos dos agricultores e agricultoras familiares.”

Como proposição do Deputado Alceu Moreira, ficou acordado que a FETAG-RS e o grupo técnico do governo continuarão se reunindo periodicamente estudando a reforma e discutindo os pontos que se relacionam com o setor.