NOTÍCIAS

Fetag-RS distribui valores da campanha Pix Solidário

No ano passado, famílias das regionais sindicais Vale do Taquari e Serra do Alto Taquari perderam tudo ou quase tudo durante as enchentes que castigaram diversos municípios. Visando a ajudar as famílias, a Fetag-RS liderou uma campanha para arrecadar recursos que pudessem trazer algum alento para quem viu suas propriedades serem destruídas.

Os atos de entrega dos valores arrecadados ocorreram hoje nos municípios de Encantado, Cruzeiro do Sul e Estrela. No total, a campanha arrecadou R$149.651,20. O valor foi dividido igualmente entre 313 famílias, que receberam R$478,11 cada. Foram contempladas famílias dos municípios de Roca Sales (81), Colinas (30), Estrela (54), Bom Retiro do Sul (20), Cruzeiro do Sul (18), Muçum (55), Encantado (50) e São Valentim do Sul (05).

Os atos de entrega foram simbólicos contaram com a presença de agricultores beneficiados que representaram todas as famílias, lideranças sindicais das regiões e do presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que ressalta a importância da solidariedade na sociedade atual. “As enchentes destruíram propriedades, lavouras e tiraram inclusive a vida de muitas pessoas. Infelizmente, não podemos trazer as pessoas de volta, mas creio que fizemos nossa parte com a campanha e hoje estamos ajudando as famílias reorganizarem suas vidas. Agradecemos a todas as pessoas e empresas que foram solidárias e participaram da campanha e aos vários Sindicatos dos Trabalhadores Rurais que se mobilizaram e doaram água, material de limpeza e alimentação”.

Também foram distribuídas roupas e lingeries arrecadas pela Comissão Estadual de Mulheres da Fetag-RS, além de kits de higiene, mudas de árvores frutíferas e hortifruti.

O Pix Solidário foi apenas uma das ações da Fetag-RS para auxiliar as famílias. Desde o trágico evento, a Federação vem atuando junto aos governos do Estado e da União para as medidas em socorro aos produtores atingidos, tanto no que refere ao melhoramento de solo quanto na reconstrução das moradias levadas pela enxurrada, da mesma forma que segue buscando medidas para as dívidas de agricultores que perderam tudo.

“Esperamos que com a vinda o presidente da República na próxima sexta-feira, algum novo anúncio seja apresentado atendendo a pauta da Fetag-RS que está incompleta”, afirma Joel.