NOTÍCIAS

Fetag-RS e entidades alinham medidas com o MDA para o Rio Grande do Sul

Em meio ao caos que aflige o Rio Grande do Sul, em especial a agricultura familiar, na tarde de hoje, segunda-feira (13), a Fetag-RS participou de reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para tratar sobre novas medidas que venham a socorrer o Rio Grande do Sul.

Um dos temas centrais, foi a formação de proposta para regulamentação da medida já anunciada para o financiamento de reconstrução. A Fetag-RS tem solicitado um subsídio de mínimo de 25% por família. O ministro e sua equipe ouviram as propostas das entidades e, em breve, convocarão outra reunião para a anunciar o valor definido.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que representou a federação, “a medida é boa, mas o valor de R$600 milhões é pouco diante da grande necessidade do Estado, já que alguns municípios foram riscados do mapa. Já que o valor é esse, temos que fazer com que o maior número possível de famílias seja atendida nesse primeiro momento. Na sequência, teremos que buscar mais recursos para essa finalidade”.

Ainda, foi informado às entidades que outras medidas estão sendo estudadas pelo Ministério, tais como o adiamento da dívida do Estado com a União por três anos; programas com finalidade de reconstruir o meio rural e a mecanização das propriedades, além da compra de milho balcão e mudança de legislação para permitir um maior desconto para agricultores.

O ministro também anunciou que as validades das DAPs serão prorrogadas no Rio Grande do Sul. A portaria será publicada no Diário Oficial de amanhã.