NOTÍCIAS

Fetag-RS e Sindicatos Trabalhadores Rurais em mobilização na defesa pelo INSS

O INSS está correndo sério risco. A cada dia que se passa, fica mais difícil para que agricultores(as) familiares consigam seus benefícios previdenciários, que são direitos garantidos por lei. Por isso, a Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, com apoio da Contag, estão mobilizados na Semana de Mobilização em defesa do INSS. A decisão foi tomada em videoconferência da Comissão Estadual de Previdência Social da Fetag-RS, realizada na última sexta-feira (1)

O objetivo da Semana de Mobilização, que tem início nesta segunda-feira (04), é engajar a bancada parlamentar para a derrubada do veto no corte do orçamento de 2022 no valor de R$ 980 milhos nos recursos destinados ao INSS.

A intenção também é de dar visibilidade aos agricultores(as) sobre os problemas que estão acontecendo devido a pouca estrutura da Previdência Social e que reflete diretamente no atendimento e na garantia dos direitos dos segurados. Os relatos são de demora nas perícias e na análise dos pedidos, que muitas vezes são indeferidos devido a precariedade das análises e a grande quantidade de recursos administrativos que estão represados.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, que representou a Fetag-RS em Audiência Pública do Senado Federal, realizada nesta segunda-feira (04), “o INSS precisa de investimentos e não de cortes nos recursos, pois é um serviço fundamental para todos, mas em especial para a agricultura e pecuária familiar. Os direitos adquiridos em anos de lutas estão sendo desrespeitados devido a falta de estrutura interna do órgão e de funcionários. Por isso, amanhã, terça-feira (5) teremos nosso dia D de Mobilização, que envolverá a Fetag-RS e as demais federações representativas da agricultura e da pecuária familiar do Brasil”.

A mobilização está marcada para ocorrer diariamente até sexta-feira (8), mas se estenderá pelas próximas semanas.