NOTÍCIAS

Fetag-RS intensificou a luta pelas pautas da agricultura familiar em Brasília

 

Nos últimos 15 dias, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS, acompanhada dos deputados federais Heitor Schuch e Elvino Bohn Gass e da Contag, esteve em Brasília em uma intensa mobilização por medidas que garantam o futuro e o fortalecimento da agricultura familiar no estado. Em uma série de agendas com representantes do Governo Federal, a entidade colocou em pauta demandas essenciais para o setor, com destaque para o Plano Safra, o Proagro e a anistia das dívidas dos agricultores gaúchos atingidos pelas enchentes.

 

Nas mesas de negociação, a Fetag-RS reforçou a necessidade de adequações no Plano Safra e no Proagro, programas indispensáveis para o acesso ao crédito rural e manutenção das cadeias produtivas. A entidade defende a redução das taxas de juros, a atualização dos limites de enquadramento e financiamento, além de uma política específica para a pecuária de leite.

 

No que diz respeito ao Proagro, a Fetag-RS questionou as resoluções que restringiram o acesso ao programa e cobrou a adequação das alíquotas. O objetivo é garantir que os agricultores de todas as regiões do Rio Grande do Sul possam ter acesso ao Pronaf, visto que o programa é uma ferramenta fundamental para o setor.

 

A luta pela anistia das dívidas dos agricultores gaúchos também foi um ponto central nas agendas da Fetag-RS em Brasília. A entidade reivindica a inclusão dos municípios que ficaram de fora da portaria do Ministério da Fazenda, além da anistia de 100% das dívidas das famílias que perderam tudo em decorrência de eventos climáticos extremos, como as recentes enchentes que assolaram o estado.

 

Apesar dos avanços nas negociações, o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti pondera que “apenas teremos garantias do que foi debatido e alinhado com o governo federal, quando o Plano Safra for anunciado. Avançamos bastante, conseguimos fazer o governo entender a real situação que vive a agricultura familiar gaúcha, que vem sendo duramente castigada pelos eventos climáticos”.

 

A comitiva que representou a Fetag-RS em Brasília ainda foi composta pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Roque Gonzales, Marcio Langer e o engenheiro agrônomo da Federação, Kaliton Prestes.

 

Após o lançamento do Plano Safra, a Fetag-RS retornará à Brasília para a discussão dos critérios de enquadramento dos beneficiários da anistia das dívidas para acelerar a publicação das medidas, uma vez que a prorrogação das operações de crédito são até o dia 15 de agosto.