NOTÍCIAS

FETAG/RS PARTICIPA DE VISITA COM O MINISTRO BLAIRO MAGGI

No dia de ontem, 20 de Julho, o Presidente da FETAG/RS – Carlos Joel da Silva, participa da Comitiva Oficial na visita do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi aos municípios de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul.
A visita iniciou na propriedade de Sanges Alberto Klafke em Venâncio Aires, quando o agricultor e sua esposa receberam a comitiva e apresentaram ao Ministro Blairo o processo de produção do tabaco. Como afirmou Senges “o tabaco é nossa fonte de renda, nossa rentabilidade é oito vezes maior do que se trabalhássemos com outra cultura, por isso investimos em tecnologia para modernizar o processo”.
Ainda durante a tarde a comitiva visitou a empresa Souza Cruz, onde tiveram a apresentação do processo de destala do fumo, beneficiamento e o controle de qualidade pela empresa executado. Após dirigiram-se à empresa Philip Morris, quando conheceram o processo de industrialização do tabaco.
Em coletiva de imprensa na Sala Marlboro da Philip Morris, o Ministro afirmou que será defensor da produção do tabaco, pois pôde conhecer a realidade, ainda disse que esta visita tinha como principal objetivo a busca de conhecimento da realidade vivida pelos produtores, para que ele pudesse com propriedade defendê-los junto ao governo. Segundo Blairo “o agricultor familiar precisa ver o Ministério como sua casa”.
O presidente da FETAG/RS Carlos Joel da Silva, vê a visita do Ministro Blairo totalmente positiva. Segundo Joel “Essa aproximação do Ministro com a cultura do tabaco é fundamental para que ele possa junto ao governo defender nossos agricultores. Precisamos desmistificar o que a sociedade pensa sobre a produção do fumo. Para os agricultores familiares esta é uma das culturas mais rentáveis, fazendo com que permaneçam no campo.”
Segundo a Afubra/Sinditabaco/Amprotabaco a produção de tabaco no sul do Brasil injeta R$ 5,5 bilhões somente com a venda da produção, que chegou na última safra à um montante de 557.690 toneladas, gerando emprego e renda para cerca de 144 mil famílias.
Esta visita oficial do Ministro Blairo vem ao encontro da demanda que a FETAG/RS pautou junto à audiência com o Ministro da Saúde na semana passada em Brasília, quando a federação apresentou a realidade da produção do tabaco, afirmando que é uma das culturas que menos usa defensivos.
Assessoria de Comunicação da FETAG/RS


Hoana Talita Gehlen
Relações Públicas da FETAG/RS
Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul