NOTÍCIAS

Fetag-RS promove Seminário Estadual de Sustentabilidade

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul – Fetag-RS realizou nesta quarta-feira (17) o Seminário Estadual de Sustentabilidade, reunindo tesoureiros e presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados à entidade. O evento, que aconteceu na sede da Federação e teve como objetivo abordar os desafios e oportunidades da sustentabilidade financeira, social e política do movimento sindical gaúcho.

A programação envolveu dois painéis de debate. O primeiro painel abordou as Fortalezas e Ameaças da Sustentabilidade do MSTTR e teve a moderação de Elisete Hintz, 1ª Tesoureira da Fetag-RS e contou com a participação de Assessor da Contag, Marcos Pereira dos Santos com o tema “Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Contag e Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas, com ênfase nos desafios e oportunidades do Convênio Contag INSS (2%)” e na sequência o contador da Federação, Cleber Muller abordou “A importância estratégica da Gestão Financeira e da Organização Contábil nas entidades Sindicais”.

Já na parte da tarde os temas discutidos voltaram-se às Fraquezas e Oportunidades da Sustentabilidade do MSTTR com debate sob a moderação do – 2º Tesoureiro da Fetag-RS, Samuel Santos e painelistas Delcimar Borin, conselho fiscal da Federação com a abordagem “O papel e as responsabilidades dos Conselheiros Fiscais na Sustentabilidade do MSTTR” e o tesoureiro-geral, Agnaldo tratando sobre “Alternativas de fortalecimento da Sustentabilidade Social, Política e Financeira do Sistema Fetag-RS”.

O tesoureiro-geral da Fetag-RS, Agnaldo Barcelos, destacou a importância da sustentabilidade para a agricultura familiar. “A sustentabilidade é um tema fundamental para o futuro da agricultura familiar no Rio Grande do Sul, mas também para o fortalecimento do movimento sindical. Precisamos buscar soluções que garantam a viabilidade econômica, política e social dos nossos Sindicatos para que estes em conjunto com a Federação, possamos representar a agricultura familiar com ainda mais afinco”.