NOTÍCIAS

Fetag-RS se reúne com BID, CEPAL e FAO para discutir impactos das cheias e recuperação da agricultura familiar

Várias frentes de trabalho estão sendo desenvolvidas pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS. Nesta semana, quarta-feira (19), participou de uma reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para dialogar sobre os impactos das fortes chuvas que atingiram o estado e traçar medidas para a recuperação da agricultura familiar.

Durante a reunião, a Fetag-RS apresentou dados sobre as perdas sofridas pelos agricultores e pelas cadeias produtivas. A entidade também propôs um conjunto de medidas para auxiliar na retomada das atividades, incluindo: crédito para a reconstrução das propriedades, incluindo a infraestrutura e sistemas produtivos, além da recuperação dos solos; recursos para assistência técnica e extensão rural; criação de um programa de fomento à recuperação das matas ciliares; implementação do pagamento por serviços ambientais e auxílio mensal para a manutenção das famílias que perderam seus sistemas produtivos.

A representação das organizações internacionais se comprometeu em analisar as demandas da agricultura familiar e buscar soluções conjuntas. A próxima etapa será a realização de estudos técnicos para avaliar a viabilidade das medidas propostas.

A Fetag-RS esteve representada pelo engenheiro agrônomo Adrik Richter e a assessora de política agrícola, Neiva Gabi.