NOTÍCIAS

Formação de lideranças por quê? E para quê?

O município de Vera Cruz sediou nos dias 9 e 10 de julho o 2º Encontro de Formação da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. O evento contou com a participação de 59 lideranças e dirigentes sindicais, que já participaram de cursos de formação na regional. O objetivo foi debater e buscar linhas de ação para fortalecer a formação de lideranças, cujo eixo de discussão foi a pergunta orientadora: Formação de Lideranças por quê? E para quê?
 Durante o encontro houve momentos para reviver os cursos de formação, fazendo com que o grupo trouxesse as principais mudanças que aconteceram em suas vidas e na sua atuação militante ao longo dos processos formativos. Além disso, também momentos para vislumbrar o futuro, fazendo reflexões sobre como os líderes e o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) atuarão daqui há 15 anos. As discussões, observa Cristian Wagner, assessor de Formação da Regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, suscitaram a importância de continuar e fortalecer a formação de base, de dirigentes e de lideranças como um dos meios para dar continuidade ao significativo trabalho do MSTTR.
 Os participantes tiveram a oportunidade de sugerir diversas formas de fortalecer a formação na regional, bem como construir espaços que permitam a participação das lideranças formadas no dia a dia dos sindicatos. Outros temas como a estrutura sindical e os desafios do MSTTR  e da Formação frente ao desenvolvimento rural igualmente proporcionaram importantes diálogos.
 Um momento relevante, lembra Wagner, foi o debate sobre sucessão rural e agroecologia, em que os jovens Diego Teixeira e Rosana Rocha, de Cachoeira do Sul, contaram sua experiência de retornar ao meio rural e realizar a sucessão familiar.

Como encaminhamentos os participantes sugeriram:
A continuidade e o fortalecimento dos cursos de formação de lideranças sindicais;
A criação de cursos regionais específicos para dirigentes sindicais;
O fortalecimento da equipe pedagógica da regional com a participação das lideranças formadas;
A criação de uma rede das lideranças formadas para que possam trocar informações com o compromisso de levar a formação até a base, junto com os sindicatos nos municípios;
Um maior envolvimento dos sindicatos e dos dirigentes da regional nos processos formativos.
Ficou agendado para 2016 um novo encontro para troca de experiências a partir destes encaminhamentos. O evento foi organizado pela regional e equipe pedagógica, contando com a participação do diretor de Formação da Fetag, Nestor Bonfanti, e do assessor de Formação Leomar Mattia.

Assessoria de Imprensa – 14/07/2015