NOTÍCIAS

Formação em alta em Santa Cruz do Sul

Sujeito, identidade, sociedade, estado e ideologia. Esse é o conjunto de temas estudados por cerca de 60 participantes em Santa Cruz do Sul, no Seminário São João Batista, desde a última segunda-feira (25), no primeiro módulo do curso estadual da Enfoc intitulado Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Cinco diretores da Fetag – o presidente Carlos Joel da Silva, Pedrinho Signori, Elisete Hintz, Diana Hahn Justo e Lérida Pivoto Pavanelo, diretora da área, estiveram presentes na abertura do encontro dando conta da importância que a federação atribui à formação sindical. Lérida permanece com o grupo até o encerramento que acontece amanhã (29).
Na prática, o curso objetiva reavaliar e fortalecer a luta sindical estimulando processos de mudanças de atitudes, comportamentos coerentes com a concepção e as exigências de implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS, contribuindo com a constituição da rede de educadores para desencadear processo de animação e multiplicação criativa reafirmando a Política Nacional de Formação – PNF.
Conhecer-se para entender o papel de cada um no movimento sindical. Assim o grupo trabalhou o tema sujeito e identidade, questionando-se de onde veio, qual a relação com o MSTTR, o por quê de estar ali, o que identifica e diferencia os sujeitos do campo. Também as características econômicas, sociais e culturais, de gênero e geração foram pauta de discussão e aprendizagem.
O professor João Paulo Reis Costa, coordenador institucional da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul – Efasc, fez uma reflexão sobre sujeito, identidade, estado, sociedade e ideologia, aprofundando o tema.
O grupo foi a campo e, num passeio por Rio Pardo, teve a possibilidade de ter uma aula de História ao ar livre, seja caminhando pela primeira rua calçada no Rio Grande do Sul, trabalho este realizado pelos escravos na então Província Rio Grandense, ou apenas admirando o encontro dos rios Jacuí e Pardinho e ainda visitando a Igreja Matriz, cuja primeira missa foi celebrada em 1801.
O curso está sendo conduzido pelos educadores que cursaram a 5ª Turma do Enfoc Nacional e Região Sul no ano passado. Além da diretora de Formação, Lérida Pavanelo, os assessores da Fetag, Leomar Fernando Mattia, Giovani Zortea e Paula Rosana Fortunato também estão em Santa Cruz do Sul.

Assessoria de imprensa – 28/04/2016